- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Oliveira do Bairro é um território amigo da longevidade
Oliveira do Bairro é um território amigo da longevidade
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida como uma das autarquias que "oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo dos seus cidadãos".
A distinção foi alcançada no âmbito de um projeto promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDR Centro, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, para o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia que permitiu distinguir, entre os 100 concelhos da sua área de intervenção, os 25 Municípios mais amigos da Longevidade.
A receber o galardão "Território da Longevidade" estiveram Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e Lília Ana Águas, Vereadora responsável pelos pelouros da Idade Maior e da Ação Social, na cerimónia de apresentação pública dos resultados, que se realizou na passada terça-feira, dia 19, no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo.
De recordar que, ainda este ano, o trabalho que a Câmara Municipal tem realizado em benefício da população mais idosa do Concelho foi distinguido com o Selo de Mérito "Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais", do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.
Também no ano passado, o Município de Oliveira do Bairro foi reconhecido como uma "Autarquia Amiga das Pessoas com Demência", pelo projeto AGILidades, que trabalha na área geriátrica, somando-se uma Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) e o Selo de Mérito "Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais", do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. Em setembro de 2021, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida como uma das autarquias que "adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais".
Pelouro da Idade Maior
O Pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro foi criado em 2018, após esta temática ter sido definida como prioridade pelo Conselho Local de Ação Social.
Os objetivos da sua criação passaram pela prevenção e resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, por informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica.
O objetivo último do Pelouro da Idade Maior é o de proporcionar as melhores condições para que a população do concelho envelheça de forma positiva e saudável, tendo como desígnios maiores a sua dignidade e qualidade de vida.