- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Rede de Museus vence Prémio "Inovação e Criatividade"
Rede de Museus vence Prémio 'Inovação e Criatividade'
área de conteúdos (não partilhada)A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, foi distinguida na passada 6.ª feira, 24 de maio, com o Prémio "Inovação e Criatividade", da Associação Portuguesa de Museologia, pelo projeto Pianoscópio.
O Pianoscópio, uma instalação/escultura sonora interativa, que transforma o piano num instrumento coletivo, pode ser visitado e explorado por qualquer pessoa no Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal e que integra a Rede de Museus de Oliveira do Bairro.
Para Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, ”este é um prémio que nos enche de orgulho e que resulta do trabalho e dedicação do grupo de pessoas que todos os dias trabalha nos nossos museus e que acredita na nossa visão para a cultura." Para a autarca, a distinção é também o “reconhecimento do nosso esforço de trazer inovação para a área cultural do Município, através de ferramentas de extraordinário potencial educativo e lúdico, atraindo os mais novos e as suas famílias aos nossos museus.”
O Pianoscópio é uma obra da Companhia de Música Teatral, pensada para escolas a partir do primeiro ciclo, famílias ou grupos mistos de pessoas, a partir dos seis anos. A instalação assume-se também como um “workshop com duração de 45 a 60 minutos, centrado não só na exploração dos recursos sonoros, mas, sobretudo, na construção de peças de música que, tendo uma base pré-definida, se desenvolvem através do improviso. O Pianoscópio é ainda um instrumento de formação para educadores, artistas, músicos ou professores de música. Abordam-se aspetos teóricos do processo criativo que deu origem ao projeto e propõe-se um conjunto de atividades pensadas para o estímulo da criatividade e desenvolvimento de ideias próprias”.
Recorde-se que na edição do ano passado dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia, a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeado em Bustos, que integra também a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano 2018”, de entre mais de 250 candidaturas de museus de todo ao país, tendo recebido ainda uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do século XX.
Os prémios da Associação Portuguesa de Museologia são destinados a todos os profissionais e instituições que trabalhem na área da Museologia e Património Portugueses, nomeadamente: museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações com esses fins, entre outros.
Sobre a APOM
A APOM - Associação Portuguesa de Museologia (APOM), foi fundada em 1965 com os objetivos de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses e promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações, bem como realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas. A APOM foi a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal.