- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- ExpoBairrada reafirma-se com edição de sucesso
ExpoBairrada reafirma-se com edição de sucesso
área de conteúdos (não partilhada)A edição de 2019 da EXPOBAIRRADA terminou este domingo, 7 de julho, depois de cinco dias que deram a conhecer o que de melhor se faz no “Coração da Bairrada”, a nível industrial, comercial e agrícola, contando ainda com um conjunto de espetáculos de alguns dos melhores artistas nacionais, como Rui Veloso, Carolina Deslandes, Ana Moura, Agir, ProfJam ou Quinta do Bill.
Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade promotora do certame, classificou a edição deste ano da EXPOBAIRRADA como “um grande sucesso”, não só pelo feedback dado pelos empresários que participaram na feira e que “fizeram questão de nos dar os parabéns pela organização”, como pelas “mais de duas dezenas de milhar de pessoas” que passaram pelo Espaço Inovação e que puderem verificar “o dinamismo económico e a vitalidade do Concelho”.
Ainda relativamente aos expositores, o autarca referiu que “esteve presente, a maior parte das maiores e mais representativas empresas do Concelho, dos mais variados setores da economia”. Marcaram presença cerca de centena e meia de expositores, não só do concelho mas também da região, que tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços aos milhares de pessoas que passaram pelo pavilhão de exposições e restantes áreas de exposição ao ar livre do Espaço Inovação.
Também o movimento associativo do concelhio esteve presente, com stands ou explorando os 14 restaurantes disponíveis no recinto e que não tiveram mãos a medir nos períodos das refeições, especialmente ao jantar. A oportunidade de estarem presentes no certame foi, de acordo com Jorge Pato, “uma forma de reforçarem as suas receitas e divulgarem o que de bom, gastronomicamente, se faz na nossa terra”.
Secretário de Estado do Ambiente inaugurou certame
A inauguração da edição deste ano da EXPOBAIRRADA realizou-se no dia 3 de julho, na presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.
Na sessão de abertura, o governante congratulou Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, pela organização do certame, “que afirma o território e o Concelho”, felicitando ainda a preocupação em “associar a área ambiental a esta iniciativa”. Sobre o concelho bairradino, João Ataíde caracterizou-o como tendo “uma dinâmica muito forte, que pontua não só na Região de Aveiro mas também em toda a Região Centro”, destacando ainda a decisão da autarquia de apostar na expansão dos parques industriais.
Por seu lado, Duarte Novo apresentou a feira, manifestando a sua “satisfação” por estarem presentes “a maioria das empresas mais representativas do nosso Concelho”. De acordo com o autarca, o objetivo que norteou a organização da EXPOBAIRRADA, nos últimos dois anos, não é que esta seja apenas “mais uma feira, mas sim um espaço agregador de novas dinâmicas e emoções, promotor do tecido económico, da gastronomia e produtos endógenos, e, nessa medida, um importante fator de atração turística, catalisador de negócios e da economia do Concelho e da Região”.
Concertos inesquecíveis
Pelos três palcos da EXPOBAIRRADA passaram 30 espetáculos, com destaques para os concertos de Agir, ProfJam, Carolina Deslandes, Rui Veloso, Ana Moura e Quinta do Bill com a União Filarmónica do Troviscal, para além de outros nomes como os DJs Wilson Honrado, Sara Santini e Fernando Alvim, ou o Avó Cantigas e Romana, entre muitos outros nomes de artistas locais e da região que demonstraram toda a sua qualidade.
Destaque para o espetáculo de Rui Veloso, na 6.ª feira, que encheu a tenda gigante do palco principal e que terminou com “Não há estrelas no céu” e “Anel de rubi”, dois momentos de emoção absolutamente inesquecíveis e arrepiantes, com o público a cantar “a plenos pulmões” e a sobrepor-se à voz do “Pai do Rock Português”.
O espetáculo da Quinta do Bill, no domingo, foi outro dos grandes espetáculos do certame deste ano, com as suas músicas a ganharam uma dimensão épica, através do brilhante acompanhamento da União Filarmónica do Troviscal. Dois concertos absolutamente inesquecíveis, que marcaram a edição de 2019 da ExpoBairrada.
Responsabilidade Ambiental
A EXPOBAIRRADA 2019, tal como aconteceu no ano passado, garantiu a obtenção do "Sê-lo Verde 2019", assegurando financiamento para a implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental.
Das várias iniciativas, destacaram-se: a oferta de copos reutilizáveis a todos os visitantes, entregues à entrada, eliminando a utilização de copos de plástico descartáveis no certame; a oferta de cinzeiros portáteis aos fumadores assim como a colocação de cinzeiros altos de exterior em vários pontos do Espaço Inovação, para evitar a contaminação do solo e recursos hídricos da área; a disponibilização de pontos/bebedouros de água potável, da rede pública, para consumo dos visitantes e a instalação de sanitários verdes na EXPOBAIRRADA com a inclusão de telhados e fachada verde evaporativa com a utilização principal de materiais 100% naturais tais como a cortiça. A execução deste projeto é um passo fundamental para a disseminação de boas práticas de adaptação às Alterações Climáticas, nomeadamente em festivais de verão. Esta infraestrutura é um projeto piloto e inovador a nível nacional, que foi levado a cabo com o apoio técnico da Universidade de Coimbra.
A EXPOBAIRRADA recebeu também a denominação “EcoEvento”, fruto da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC, entidade que ofereceu aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis. Após o apuramento do peso da totalidade dos resíduos recolhidos, este será revertido em valor monetário, a ser entregue a uma instituição de solidariedade social do concelho.
Durante todo o evento, foram realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente junto dos visitantes, expositores, restauração e bares, tendo para o efeito instalado um espaço de educação ambiental (stand “ECOliveira”), com informação sobre as boas práticas ambientais.