- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Autarquia limpa terrenos junto a zonas industriais e rede viária
Autarquia limpa terrenos junto a zonas industriais e rede viária
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro está a realizar ações de limpeza de terrenos junto às zonas industriais e em alguns troços da rede viária do Concelho, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Para Jorge Pato, Vice-Presidente da autarquia, “as medidas de prevenção dos incêndios rurais e florestais são uma preocupação constante. A autarquia está atenta a todos os locais com maior risco, não só para a floresta, mas também para as empresas e habitações”.
Relativamente aos trabalhos já realizados e aos que estão já programados, o autarca tem apelado “à colaboração e ao apoio dos proprietários e administradores dos terrenos, no sentido de defendermos o nosso património florestal e aumentarmos a proteção e segurança de pessoas e bens”.
Os trabalhos tiveram início no dia 23 de setembro, na Zona Industrial do Silveiro, estendendo-se à Zona Industrial de Oiã. Seguem-se o Troço de Águas Boas - Vila Nova, Zona Industrial da Palhaça, Bustos, Rua da APALB, Zona Industrial de Vila Verde, troços entre Lavandeira – Serena e Montelongo – Passadouro, Zona Industrial de Oliveira do Bairro Poente, Oliveira do Bairro Nascente e a restante área da Zona Industrial do Silveiro.
De referir que a autarquia publicou, com a devida antecedência, o edital de aviso aos proprietários e administradores dos terrenos nos seus suportes de comunicação e na comunicação social, tendo ainda colocado essa informação nos próprios terrenos confinantes com as áreas industriais.
Os proprietários, seus representantes ou administradores das propriedades, além de estarem obrigados por lei a facultar os acessos às propriedades, poderão acompanhar os trabalhos e proceder à remoção dos materiais resultantes das ações de gestão do combustível. Na impossibilidade de se proceder a esses trabalhos, por causa imputável aos proprietários, seus representantes ou administradores, serão desencadeados os procedimentos legalmente previstos.
Os trabalhos de gestão de combustível estão a ser efetuados, de acordo com a legislação em vigor, numa faixa com largura de 100m na área envolvente às zonas industriais e de uma faixa de 10m de cada um dos lados da rede viária, procedendo-se ao corte do mato, ao distanciamento mínimo de 5m entre as copas das árvores e dos arbustos e as edificações, ao afastamento entre as copas de 10m, no caso do pinheiro bravo e eucalipto, e 4m nas outras espécies florestais, bem como à desramação de 50% da altura da árvore até que esta atinja os 8m.
De relembrar que, em fevereiro deste ano, a Câmara Municipal, em conjunto com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Anadia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e as Juntas de Freguesia do Concelho, realizaram seis sessões de sensibilização sobre “Faixas de Gestão de Combustível e Uso do Fogo” em todo o concelho, onde foram abordados os perigos do absentismo na gestão dos espaços, a forma de executar a gestão obrigatória e as responsabilidades de cada interveniente.
A autarquia de Oliveira do Bairro disponibiliza o seu Gabinete Técnico Florestal para esclarecer os proprietários e outros interessados sobre esta iniciativa. O contacto poderá feito telefonicamente, através do número 234 732 100, ou presencialmente (com marcação prévia) às 5.ª feiras, entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 13h30 e as 16h30.