- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Município vai ter Balcão da Inclusão para pessoas com deficiência ou incapacidade
Município vai ter Balcão da Inclusão para pessoas com deficiência ou incapacidade
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Oliveira do Bairro vai contar com um Balcão da Inclusão, destinado a pessoas com deficiência ou incapacidade, respetivas famílias e instituições com intervenção na área.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Educação, Saúde, Ação Social e Idade Maior do município oliveirense, “o nosso Balcão da Inclusão tem como objetivo prestar às pessoas com deficiência ou incapacidade um atendimento especializado, com informação global e integrada sobre os seus direitos e benefícios, assim como sobre os recursos existentes, designadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio e ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, entre outras”.
A iniciativa, segundo Lília Ana Águas, vai “apoiar as pessoas, portadoras de deficiência ou incapacidade, seus familiares e técnicos da área, na procura das soluções mais adequadas para cada situação concreta”. “Este projeto parte da premissa de que o acesso à informação é fundamental para o pleno exercício da cidadania, pois só desta forma estas pessoas poderão conhecer e, assim assumir, os seus direitos e deveres enquanto munícipes e cidadãos”, explicou a vereadora.
O Balcão da Inclusão do Município de Oliveira do Bairro será implementado na sequência da celebração de um Protocolo de Colaboração celebrado, em finais do passado mês de novembro, com o Instituto Nacional para a Reabilitação, reforçando o leque de respostas sociais que a autarquia coloca ao serviço dos munícipes.
O espaço vai ficar localizado nos serviços da Divisão de Educação, Saúde, Ação Social e Idade Maior do Município, entrando em funcionamento ainda durante o primeiro trimestre de 2020, no horário normal da autarquia: todos os dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.