- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Carenciados do Concelho vão ter medicamentos gratuitos
Carenciados do Concelho vão ter medicamentos gratuitos
área de conteúdos (não partilhada)Quarenta e nove pessoas carenciadas do Concelho de Oliveira do Bairro vão ter um cartão que lhes vai permitir ter acesso, de forma 100% gratuita, a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo SNS - Sistema Nacional de Saúde, em farmácias aderentes.
Esta medida será implementada no âmbito do Protocolo de Colaboração assinado entre o Município de Oliveira do Bairro e a Associação Dignitude, na passada 6.ª feira, 20 de dezembro, relativo ao “Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento".
O Município, único em todo o Distrito de Aveiro que aderiu ao programa, vai investir 4.900€, garantindo assim que os munícipes referenciados possam aceder ao cartão, que não terá qualquer limite de plafond.
Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, congratulou-se com a assinatura do protocolo, garantindo que “Oliveira do Bairro é um Município solidário”, elogiando a forma como o trabalho na área da ação social “tem sido construído de forma participada e estratégica com todas as entidades que podem contribuir para a melhoria de vida dos nossos munícipes mais carenciados e vulneráveis”.
Para Lília Ana Águas, Vereadora da Ação Social, este “é mais um projeto que vem integrar um conjunto de medidas que o Município tem conseguido implementar, em parceria com outras entidades, não só do Concelho mas também de âmbito regional e nacional, de forma a encontrarmos respostas que minimizem situações de carência e vulnerabilidade dos nossos munícipes”.
Sobre a forma como foram selecionados os primeiros beneficiários da iniciativa, a Vereadora explicou que “a identificação das famílias foi feita em estreita colaboração com o Conselho Local de Ação Social (CLAS), e nomeadamente das nossas IPSS com resposta de atendimento e acompanhamento social que, estando mais próximas das populações, têm um conhecimento mais profundo destas realidades”.
A Associação Dignitude, entidade gestora do "Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento", fez-se representar por Augusto Meneses, Presidente da Direção da Delegação Centro da Associação Nacional das Farmácias, uma das parceiras desta Associação que nasce da parceria entre o sector social (Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo) e o sector da saúde (Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica).