- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Aprovada adjudicação da nova unidade de saúde da União das Freguesias
Aprovada adjudicação da nova unidade de saúde da União das Freguesias
área de conteúdos (não partilhada)A nova Unidade de Saúde Familiar da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, no concelho de Oliveira do Bairro, está mais perto de ser uma realidade.
O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira, 13 de agosto, em Reunião de Câmara, a adjudicação e minuta de contrato da empreitada de “Execução da Unidade de Saúde Familiar da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa”.
De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, “ultrapassada esta fase, vamos agora enviar o contrato para o Tribunal de Contas, cumprindo a legislação em vigor, para depois se poder avançar com os trabalhos”.
A unidade de saúde da União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa será construída entre os lugares de Sobreiro e Caneira, sendo o investimento suportado integralmente pelo orçamento municipal.
Relativamente à construção da nova Unidade de Saúde Familiar da Palhaça, o autarca de Oliveira do Bairro explicou que “o processo está igualmente a avançar, embora com procedimentos diferentes, tendo em conta que esta é financiada por fundos comunitários”.
O investimento municipal nestes dois equipamentos de saúde ronda os 1,9 milhões de euros (IVA incluído), sendo que a unidade de saúde da Palhaça vai contar com financiamento de fundos comunitários no valor de 434 mil euros, já previstos no âmbito do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Região de Aveiro. Este equipamento ficará localizado junto ao Polo Escolar da Palhaça.
Recorde-se que os projetos de execução das Unidades de Saúde Familiar da Palhaça e da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa foram aprovados pelo Executivo Municipal de Oliveira do Bairro, no passado dia 9 de janeiro.
Duarte Novo, explicou na altura que ambos os projetos apresentam como objetivo a “consolidação dos cuidados de saúde primários e de proximidade nas duas freguesias, com equipamentos dotados de meios físicos, tecnológicos e humanos capazes de darem uma resposta com qualidade a toda a população”.