- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Falecimento de Laura Sofia Pires
Falecimento de Laura Sofia Pires
área de conteúdos (não partilhada)Foi com profundo pesar e mágoa que o Município tomou conhecimento do falecimento, na madrugada do dia de hoje (25 de setembro de 2020), da Dr.ª Laura Sofia Aires Ferreira Pires.
É uma perda significativa para todos aqueles que defendem a procura de caminhos novos de esperança e de fé no futuro.
Era uma jovem, lutadora, cheia de força e com vontade de intervenção, como o provam o seu percurso cívico-político, percurso este que buscava certamente denominadores comuns em prol do desenvolvimento do nosso Concelho.
Democrata e uma defensora convicta da sua terra e das suas gentes.
Determinada, dedicada à família e aos outros, numa disponibilidade permanente para a causa pública.
Enquanto autarca, sempre demonstrou nas suas intervenções um verdadeiro espírito de franca abertura ao diálogo e à defesa dos princípios democráticos, sempre com muita elevação, com empenho e honorabilidade, debatendo-se constantemente por construir caminhos que unissem todos os setores políticos na defesa do seu Município.
Por todo o seu percurso político, profissional e cívico, será sempre lembrada como um exemplo de profissionalismo, integridade, perseverança e dedicação à causa pública.
Um nome incontornável na defesa e no apoio das gentes de Oliveira do Bairro.
Honraremos a sua memória.
Como forma de lhe prestar uma última e sentida homenagem, e estando seguros de bem representar o sentimento generalizado do poder e da população local, decreto, luto municipal nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, com a colocação da bandeira municipal a meia haste.
Nota Biográfica
Laura Pires nasceu em 31 de janeiro de 1975, sendo natural da freguesia de Oiã, Concelho de Oliveira do Bairro.
Licenciada em Direito, exerceu advocacia, e desde cedo se destacou pela sua personalidade, convicções fortes e a sua dedicação ao concelho.
Mulher de elevados valores humanos e nobreza de carácter, persistente, interventiva, com uma enorme força e crer, determinantes em todas as suas conquistas.
Foi Presidente da Juventude Social Democrata de Oliveira do Bairro, assim como Presidente da Concelhia do PPD/PSD.
Foi membro da Assembleia Municipal no Mandato 1997/2001 e Vereadora da Câmara Municipal nos Mandatos 2005/2009 e 2009/2013, onde assumiu, entre outros, os pelouros da Educação, da Cultura e da Ação Social.
Foi também uma personalidade ligada ao associativismo, área a que prestou grande dedicação e voluntarismo, tendo integrado os órgãos sociais da SOLSIL, onde era Presidente da Assembleia Geral, e foi um dos membros do Conselho de Curadores da Fundação Comendador Almeida Roque, órgão que integrou desde a criação daquela Fundação.
Foi ainda fundadora da Escola de Artes da Bairrada, atual Conservatório de Música da Bairrada.