- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- IEC | Autarquia faz intervenção no edifício
IEC | Autarquia faz intervenção no edifício
área de conteúdos (não partilhada)O edifício do Instituto de Educação e Cidadania (IEC), na Mamarrosa, foi recentemente intervencionado, para garantir melhores condições a todos os que usufruem deste importante espaço educativo, que atua como interface entre as universidades e institutos de investigação científica e a comunidade.
Lília Ana Águas, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Bairro, entidade proprietária do edifício e que avançou com esta empreitada, explica que “esta intervenção era urgente e fundamental para que a retoma das múltiplas atividades do IEC possa agora avançar nas melhores condições possíveis, importante não só para quem delas usufrui, mas também para quem ali trabalha e tem desempenhado um papel extremamente importante na educação e divulgação científica nas nossas comunidades”.
Sónia Ferreira, Diretora do IEC, mostrou-se agradecida ao Executivo da Câmara Municipal e contente com o resultado da intervenção. “Para nós, foram obras que representam muito, porque resolveram problemas que estavam bem visíveis a quem nos visitava, uma vez que alguns deles estavam em pontos de passagem”, referiu a responsável do instituto.
“Pela enorme dinâmica que o IEC tem e pelo elevado número de pessoas que aqui recebemos, é muito importante para nós apresentarmos um espaço bonito e cuidado“, acrescentou Sónia Ferreira.
A intervenção no edifício do Instituto de Educação e Cidadania integrou a empreitada que contemplou ainda o edifício do Conservatório de Música da Bairrada - Escola de Artes da Bairrada, no Troviscal, num investimento municipal de 207.486,50€.
O Instituto de Educação e Cidadania (IEC), localizado na vila da Mamarrosa, Concelho de Oliveira do Bairro, atua como interface e facilitador de transferência de conhecimento entre universidades e institutos de investigação científica e a comunidade, com ênfase na população escolar.
O IEC assume-se como protótipo de instituição que será necessário implantar, particularmente nos meios rurais, para ajudar na transformação educativa, que leve a que os jovens destes meios tenham igualdade de oportunidades, relativamente aos dos meios de maior dimensão.
Participam nas atividades do IEC mais de uma centena de jovens cientistas pertencentes aos institutos de investigação das universidades de Coimbra e de Aveiro, ao Biocant e a outras instituições de investigação.
Para além das atividades direcionadas para as escolas, o IEC promove programas regulares dirigidos a adultos e à população em geral, que ocorrem principalmente nas suas instalações, na forma de cursos, conferências, exposições, apresentação de livros, sessões artísticas, etc.
Com a sua ação, o instituto contribui para a ampliação da cultura geral dos pais e dos cidadãos em geral, no sentido de reconhecerem o valor do conhecimento como arma de sucesso no mundo moderno.