- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” -
Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” -
área de conteúdos (não partilhada)Pelo quinto ano consecutivo, a Associação Dignitude vai dinamizar a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, que irá decorrer nas farmácias aderentes do Distrito de Aveiro entre 21 e 29 de junho.
A iniciativa convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19, para ajudar as pessoas mais vulneráveis devido à pandemia. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde para quem mais precisa.
Para representar o distrito de Aveiro como porta-voz da campanha, a Associação Dignitude escolheu o Município de Oliveira do Bairro, parceiro do Programa Abem desde 2019.
Lília Ana Águas, Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explica que, “com a Dignitude, garantimos o apoio social na Saúde a quem precisa”, acrescentando que “a nossa responsabilidade é não deixar ninguém para trás”.
A Emergência abem: COVID-19 foi lançada em março de 2020 e já presta apoio a mais de 1.400 portugueses referenciados por entidades parceiras locais, de que fazem parte Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.
“Todos precisamos de saúde para viver com dignidade e, ao doarmos o troco das compras na Farmácia à Emergência abem: COVID-19, estamos a ajudar as famílias mais afetadas por este enorme flagelo mundial no seu acesso à saúde”, refere Grácia Rodrigues, farmacêutica.
Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 21 e 29 de junho, é ainda possível apoiar esta iniciativa através de:
- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9
- Via MBWAY: 932 440 068
Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.
Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Qual o propósito da Campanha do “Dê Troco a Quem Precisa”?
A Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” é uma campanha de angariação de fundos para a Emergência abem: COVID-19, a qual decorre em 600 farmácias a nível nacional (ilhas incluídas).
Durante a Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, os portugueses serão convidados a doar o troco resultante das suas compras na farmácia, o que permitirá ajudar mais beneficiários, uma vez que contribuirá para garantir a sustentabilidade financeira deste movimento solidário.
Este ano a Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” ajudará cidadãos que se encontram numa situação de fragilidade económica e social em virtude da pandemia COVID-19. Deste modo, todos os donativos reverterão integralmente para a Emergência abem: COVID-19 que está a garantir o acesso aos medicamentos, produtos e serviços de saúde às famílias mais vulneráveis em consequência da pandemia.
Qual o período em que a Campanha vai decorrer?
A 7ª Campanha decorrerá entre 21 e 29 de junho, em 600 farmácias de Norte a Sul do país (Açores e Madeira incluídos).
Para onde vai o dinheiro doado nas Farmácias?
O valor angariado será exclusivamente utilizado no âmbito da Emergência abem: COVID-19. Todos os donativos são integralmente utilizados para dar acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a quem se encontra numa situação de vulnerabilidade devido à crise económica e social criada pela pandemia COVID-19.
O que é o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento?
É um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude, com o objetivo de permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem dinheiro para os adquirir. O abem: cobre o valor não comparticipado pelo Estado. É um projeto apoiado pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Como é operacionalizado o Programa?
Depois de referenciado ao Programa pelas entidades locais, o beneficiário tem acesso ao cartão abem:. Basta que o apresente numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos pelo médico. Sem mais burocracias, o Programa abem: permite o acesso aos medicamentos prescritos com dignidade.
O que é a Emergência abem: COVID-19?
Em virtude da pandemia da COVID-19, o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento empreendeu uma resposta inovadora e eficaz criando a "Emergência abem: COVID-19", para dar resposta aos gravíssimos problemas sociais e económicos gerados por este flagelo mundial.
Como funciona a Emergência abem: COVID-19?
Em resumo, a Emergência abem: COVID-19 dá acesso aos medicamentos, produtos e serviços de saúde a cidadãos que se encontrem mais vulneráveis.
Em 2020, perante o abrupto embate da pandemia COVID-19, o abem: teve de se adaptar a condições extraordinárias, garantindo uma resposta eficiente. Este grave problema de saúde gerou um enorme problema social. Milhares de pessoas perderam os seus empregos, viram os seus rendimentos diminuídos ou ficaram mesmo privadas de trabalhar. Assim, criou-se a Emergência abem: COVID-19 para dar resposta aos que ficaram mais vulneráveis devido às consequências sociais e económicas despoletadas pela pandemia, apoiando no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a quem mais precisava. Assim, a Emergência abem: COVID-19 começou por ativar a rede de parceiros locais abem: entidades referenciadoras e farmácias, de modo a agilizar a entrega dos medicamentos no domicílio dos beneficiários inseridos nos grupos de maior risco face à pandemia. Alargou ainda o seu apoio no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas cujas dificuldades resultaram do grave contexto atual, através do protocolo Emergência abem: COVID-19. No âmbito deste protocolo, no final de maio, a Dignitude já estava relacionada com 47 entidades e tinha apoiado mais de 1.400 beneficiários que viram os rendimentos diminuídos no decorrer da pandemia.
Quem pode contribuir para a Emergência abem: COVID-19?
Todos podemos contribuir de forma segura e transparente. Podemos contribuir através de Campanhas, como o “Dê Troco a Quem Precisa”. Também é possível fazer donativos à Emergência abem: COVID-19 através do site www.abem.pt e do Facebook e Instagram do Programa abem:, bem como por transferência bancária e MB WAY.
100% dos donativos de entidades públicas, privadas ou da sociedade civil são incorporados na conta Emergência abem: COVID-19, utilizada exclusivamente para dar acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde aos que ficaram mais vulneráveis devido à pandemia. Todas as contas estão sujeitas a rigorosa auditoria cujos resultados são publicados nos termos legais. Os custos de estrutura e exploração são financiados na totalidade através das quotas dos Associados e pelos Associados Promotores da Associação Dignitude, o que permite que todos os apoios angariados sejam integralmente alocados à realização da missão do Programa.
Programa abem:
Dados Nacionais do Programa a 31 de maio de 2021
Em que distritos já está implementado o programa abem:?
Atualmente estamos em todos os distritos e nas 2 regiões autónomas.
Como é composta atualmente a rede abem: a nível nacional?
No final de novembro, a rede de parcerias era composta por 219 entidades referenciadoras e 1.041 Farmácias abem:.
A estes juntam-se os Doadores que têm contribuído para o Fundo Solidário, 100% dedicado à compra de medicamentos dentro do Programa.
Quantos Beneficiários existem a nível nacional?
Os últimos dados contabilizados (maio de 2021) revelam que o programa apoia 12.495 famílias, o que traduz 22.146 beneficiários.
Quantas embalagens de Medicamentos foram dispensadas até ao momento, a nível nacional?
Desde o início do Programa abem:, a 25 maio de 2016, já foram dispensadas 1.060.500 embalagens de medicamentos.
Qual o impacto que o Programa Abem tem junto dos seus beneficiários?
O estudo de Avaliação de Impacto do Programa, realizado por uma entidade externa, concluiu que por cada euro investido no abem:, são gerados 7,8 euros de valor social. As crianças beneficiárias valorizam o aumento da qualidade de vida, da estabilidade emocional e o reforço da coesão familiar. Os adultos, a redução do absentismo, o aumento da autoestima, da estabilidade financeira e da qualidade de vida. Os idosos, a redução das dívidas, o aumento da qualidade de vida e o bem-estar psicológico.
Dados do distrito do Aveiro a 31 de maio de 2021
Quais os dados do abem: no distrito de Aveiro?
Atualmente, a Rede abem: conta com 13 entidades referenciadoras no distrito do Aveiro:
• Fundação Padre Félix
• Cáritas Diocesana de Aveiro
• Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa
• Município de Oliveira do Bairro
• Junta de Freguesia de Cacia
• Município de Estarreja
• Conferência de S. Cipriano de Paços de Brandão
• Município de Águeda
• Junta de Freguesia de São Bernardo
• Cáritas Paroquial de Sever do Vouga
• Junta de Freguesia de Ouca
• Freguesia de Santa Joana
• Município de Arouca
Existe ainda uma rede de 37 Farmácias abem: onde os 176 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 6 256 embalagens de medicamentos, no âmbito do Programa.
Quais as Farmácias Inscritas na Campanha Dê Troco a Quem Precisa no distrito de Aveiro?
Farmácia Concelho
Farmácia Alagoas Aveiro
Farmácia Amorim Oliveira de Azeméis
Farmácia Andrade Anadia
Farmácia Barbosa Ovar
Farmácia Central Oliveira do Bairro
Farmácia Central São João da Madeira
Farmácia Central Santa Maria da Feira
Farmácia Conceição Oliveira de Azeméis
Farmácia Dinis Gomes Ílhavo
Farmácia do Instituto Pereira Zagalo Ovar
Farmácia Henriques Pereira Vagos
Farmácia Higiene Oliveira do Bairro
Farmácia Leme Santa Maria da Feira
Farmácia Lima Santa Maria da Feira
Farmácia Lusitana Aveiro
Farmácia Machado Espinho
Farmácia Martins Sever do Vouga
Farmácia Matos Vale de Cambra
Farmácia Milheiro Santa Maria da Feira
Farmácia Morais Ílhavo
Farmácia Oliveira Santa Maria da Feira
Farmácia Oudinot Aveiro
Farmácia Peixinho Aveiro
Farmácia Recardães Águeda
Farmácia Rodrigues Oliveira do Bairro
Farmácia Santiago Águeda
Farmácia Santos Espinho
Farmácia Santos Leite Murtosa
Farmácia Senos Ílhavo
Farmácia Silva Águeda
Farmácia Simões Roque Águeda
Farmácia União Sever do Vouga
Farmácia Vouga Sever do Vouga