- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Congresso em Oiã | "O jogo como inovação no cuidado geriátrico"
Congresso em Oiã | 'O jogo como inovação no cuidado geriátrico'
área de conteúdos (não partilhada)Realizou-se no passado sábado, 18 de setembro, o I Congresso no âmbito do Projeto AGILidades Lab Centers: “O Jogo como inovação no cuidado geriátrico”, que reuniu no Auditório de Oiã cerca de uma centena de participantes.
Esta iniciativa, que contou também com participantes via on-line, teve a colaboração do Município de Oliveira do Bairro que, para além de fornecer o espaço, assegurou todas as questões técnicas essenciais à sua concretização.
No seu discurso de abertura da sessão, Lília Ana Águas, Vereadora com o Pelouro da Idade Maior, afirmou que “é necessário olhar para esta faixa etária com um enorme cuidado”. “O envelhecimento mudou, o paradigma mudou, e, portanto, nós os agentes políticos também temos que mudar a nossa visão e foi precisamente isso que fizemos em Oliveira do Bairro”, acrescentou a autarca.
O congresso incluiu a partilha de testemunhos relativamente ao desenho, implementação e resultados acerca do “Jogo das Mãos TATI” (um jogo de tabuleiro destinado à reeducação psicomotora), por parte de várias entidades parceiras do projeto.
A iniciativa ficou ainda marcada pela introdução e oferta, às entidades presentes, de um novo jogo (o segundo num total de quatro) de motricidade e agilidade mental – “O Jogo do Labirinto”.
Recorde-se que, no passado mês de junho, o Município de Oliveira do Bairro assinou um protocolo para a implementação do Projeto AGILidades Lab Centers, que tem em vista a promoção de jogos terapêuticos junto da população idosa, com oito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, nomeadamente a ABC Bustos, a AMPER, o Centro Ambiente para Todos, o Centro Social de Oiã, o Centro Social e Paroquial S. Pedro da Palhaça, a Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro, a SóBustos e a SOLSIL.
De destacar que, desde 2018, o Município de Oliveira do Bairro, através do seu Pelouro da Idade Maior, tem priorizado iniciativas que incentivem o envelhecimento ativo e confortável da população do concelho, tanto em atividades realizadas na comunidade, como em contexto domiciliário.
De acordo com Lília Ana Águas “o caminho ainda é longo, mas tem-nos dado muita satisfação trabalhar com este pelouro e, em especial, com os nossos seniores, que merecem o maior conforto e qualidade de vida, após todo o contributo que deram para o desenvolvimento do nosso Concelho”.