- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Município distinguido pelo apoio aos cuidadores informais
Município distinguido pelo apoio aos cuidadores informais
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida como uma das autarquias "que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais".
A distinção foi alcançada no âmbito da 1.ª edição da iniciativa “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. Refira-se que apenas 24 autarquias conseguiram esta distinção.
A candidatura do Município de Oliveira do Bairro à iniciativa teve por base o seu projeto “ProximIDADES”, de apoio aos idosos em situação de maior vulnerabilidade, implementado em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro e com várias IPSS do concelho, nomeadamente a ABC - Bustos, AMPER, Centro Ambiente Para Todos, Centro Social de Oiã, Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça, Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e SOLSIL.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, responsável pelos pelouros da Idade Maior e da Ação Social, o projeto ProximIDADES tem como objetivo geral “dar apoio social, emocional e de estimulação às pessoas idosas mais vulneráveis que estejam em casa e que tenham sido sinalizadas pelos serviços sociais das várias entidades envolvidas, permitindo-lhes que possam continuar nas suas habitações em segurança e com um acompanhamento de proximidade”.
Ainda segundo a autarca, “o projeto ProximIDADES tem apoiado, até à data, 28 idosos, sendo que nalguns agregados os cuidadores também se encontram a beneficiar de apoio”. “As visitas aos beneficiários têm uma periodicidade semanal ou quinzenal, dependendo, entre outros fatores, da disponibilidade dos técnicos das diferentes instituições que efetuam os acompanhamentos”, explicou Lília Ana Águas.
A “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo por municípios e freguesias portuguesas nesta área, através da atribuição de selos de mérito.