- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Oliveira do Bairro dá continuidade à recolha de biorresíduos
Oliveira do Bairro dá continuidade à recolha de biorresíduos
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Oliveira do Bairro vai dar continuidade ao projeto "Dar Valor é Dar Vida", destinado à recolha dos resíduos urbanos biodegradáveis (RUB).
De referir que o Município iniciou o projeto piloto "Dar Valor é Dar Vida", a 13 de julho do ano anterior, com a entrega de contentores próprios para recolha seletiva porta-a-porta dos resíduos urbanos biodegradáveis. Nesta primeira fase, que abrangeu um total de 50 habitações, foi possível encaminhar para valorização cerca de 10,7 toneladas de biorresíduos.
Os munícipes que se inscreveram neste projeto receberam gratuitamente dois contentores, um de 10 e outro de 40 litros, para o depósito dos biorresíduos.
A segunda fase do projeto vai passar pela instalação de 117 contentores de proximidade nos principais centros urbanos, sendo 100 de superfície e 17 enterrados. Serão ainda distribuídos contentores de 10 litros pelas habitações, de forma a permitir a separação dos biorresíduos no seu local de produção.
Também os pequenos utilizadores não-domésticos (canal HORECA) e IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, vão ser abrangidos por este projeto, estando prevista a entrega de 120 contentores de 120 litros, permitindo assim a recolha porta-a-porta de biorresíduos em todo o concelho.
De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e responsável pelo pelouro do Ambiente, "este projeto coloca o Município numa posição em que antecipa o prazo limite para o início da recolha obrigatória de resíduos urbanos biodegradáveis".
A diretiva (UE) 2018/851, do Parlamento Europeu, impõe a recolha seletiva de biorresíduos a partir de 2023, assim como a preparação da população para a nova realidade de separação dos biorresíduos na origem de produção.
O projeto "Dar Valor é Dar Vida", promovido pelo Município de Oliveira do Bairro e financiado por fundos comunitários do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, tem como principal objetivo o aumento da quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para a produção de fertilizante natural, diminuindo assim a quantidade de resíduos urbanos a depositar em aterro. Por outro lado, pretende-se também promover o esclarecimento da população para a importância da separação dos resíduos na origem e o seu encaminhamento para a reciclagem, provenientes da recolha seletiva.
O autarca bairradino mostrou-se orgulhoso com o trabalho que tendo vindo a ser desenvolvido pelo Município na área do Ambiente, revelando que "Oliveira do Bairro é o primeiro Município da área de ação da ERSUC, [entidade que assegura a recolha seletiva de resíduos em 36 concelhos da região Centro] a implementar este tipo de recolha, sendo esta mais uma prova de que temos estado na dianteira da implementação de medidas que promovem a defesa do Ambiente".
"No final deste ciclo, promove-se a economia circular e garante-se a valorização dos resíduos, através do respetivo encaminhamento para o tratamento adequado" acrescentou Jorge Pato.