- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Recolha de Resíduos na Expobairrada 2022
Recolha de Resíduos na Expobairrada 2022
área de conteúdos (não partilhada)A edição da ExpoBairrada deste ano contou uma vez mais com o selo "EcoEvento" e com a implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental, fruto da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC, entidade que ofereceu aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis.
Ao longo dos cinco dias do certame foram realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente junto dos visitantes, expositores, restauração e bares. Para o efeito foi instalado um espaço de educação ambiental, o stand "ECOliveira".
Fruto deste investimento e da divulgação de boas práticas ambientais foram recolhidos diferentes tipos de resíduos, entre eles biorresíduos e resíduos recicláveis.
Foram recolhidos 1.150 kg de bioresíduos que, encaminhados para compostagem, permitiram produzir mais de 383 kg de fertilizante natural. A par dos bioresíduos, foram também recollhidos 2.240 kg de resíduos recicláveis, dos quais 260 kg são de papel e cartão, 600 kg de plástico e metal e 1380 kg de vidro, todos encaminhados para valorização.
Das várias iniciativas, destaca-se ainda a disponibilização de copos reutilizáveis a todos os visitantes, comprados nos pontos de venda, eliminando a utilização de copos de plásticos descartáveis no certame. As cápsulas de café e os óleos alimentares usados foram também alvo de recolha seletiva na ExpoBairrada.
Com este conjunto de ações, a ExpoBairrada de 2022 evitou a emissão de CO2 para a atmosfera equivalente a 12 viagens Porto-Lisboa.
Os resíduos recicláveis recolhidos serão convertidos em valor monetário, que será entregue ao Centro Social de Oiã, associação selecionada no sorteio que ocorreu no encerramento da ExpoBairrada.
A organização do evento agradece aos cerca de 40 mil visitantes, expositores e associações presentes por contribuírem para que a ExpoBairrada seja cada vez mais sustentável.