- Início
- Municípios
- Vagos
- MUNICÍPIO DE VAGOS JUNTA-SE AO DIA MUNDIAL DA FLORESTA
MUNICÍPIO DE VAGOS JUNTA-SE AO DIA MUNDIAL DA FLORESTA
área de conteúdos (não partilhada)Enquadrado nas comemorações do Dia Mundial da Floresta, que se assinala a 21 de março, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) desafiou os Municípios da região centro a fazerem a plantação de uma árvore, em espaço público, entre as 11h e as 12h, desta sexta feira, dia 19 de março.
Atenta à vastidão do seu património florestal e à necessidade de sensibilizar a população para as boas práticas ambientais, o Município de Vagos prontamente acedeu à participação nesta iniciativa simbólica, plantando no jardim adjacente ao Largo de S. Miguel, em Soza, um carvalho alvarinho.
Para além do simbolismo do ato, pretendeu-se igualmente dar prevalência e destaque à plantação de árvores autóctones, que representam em Portugal 72% da floresta, como foi revelado no 6º Inventário Florestal Nacional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), uma percentagem que é composta principalmente por espécies há muito plantadas e disseminadas pelo território.
Presentes no evento estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado e o Presidente da Junta de Freguesia de Soza, Nelson Cheganças, que procederam à plantação do carvalho alvarinho.
Na sequência do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, deu nota da “importância e do simbolismo desta ação, tendo em conta a sensibilização para atos que melhorem o nosso meio ambiente, que devem estar sempre presentes no nosso dia-a-dia, em parceria com o ICNF, de quem esperamos, mais do que estas ações simbólicas, que são importantes, que haja uma visão mais estratégica na gestão da vasta floresta do concelho de Vagos como, já por diversas vezes, o fizemos sentir a esta entidade.”
Nota Identificativa da árvore plantada
O carvalho alvarinho é uma árvore de grande porte, que atinge 30 a 40 metros de altura e que tem um tempo de vida entre os 500 e os mil anos. O seu tronco é alto, direito e forte. As suas folhas são caducas e pequenas, sendo geralmente mais longas na sua parte superior. Flores de lobos lineares e ciliados, bolotas com um pêndulo comprido.