- Início
- Comunicação
- Notícias
- Dia Mundial da Hipertensão Arterial evocado em Aveiro
Dia Mundial da Hipertensão Arterial evocado em Aveiro
área de conteúdos (não partilhada)No dia 17 de maio, quarta-feira, a Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com o Centro Hospitalar de Aveiro, Universidade de Aveiro – Escola Superior de Saúde e Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga irá assinalar o Dia Mundial da Hipertensão com o regresso, após a pandemia, do programa “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça”, que acontece na Praça do Mercado Manuel Firmino, durante todo o dia (das 10h30 às 17h00).
O PROGRAMA SAUD´Aveiro – Saúde na Praça consiste num conjunto de iniciativas do Município de Aveiro que se têm efetuado no decorrer da última década, através de ações de rastreios na área da saúde, de promoção de estilos de vida saudável e prevenção de doenças e o aumento da literacia em saúde da população em geral.
A evocação em Aveiro deste dia mundial da Hipertensão Arterial terá como lema “Ao Ritmo Certo - Gestos que salvam Vidas” irá, ao longo do dia, fazer demonstrações de suporte básico de vida; “Stop Hipertensão com a Alimentação” irá apresentar várias sugestões de alimentação saudável e dieta; “Relaxa a tua tensão com Animação” consiste em diferentes momentos de yoga, ginástica de relaxamento e risoterapia.
O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado anualmente e tem como objetivo promover a consciencialização pública sobre o perigo desta doença, como a prevenir e controlar.
A tensão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes das artérias. A tensão arterial elevada significa que o sangue está a exercer demasiada força contra as artérias, o que constitui um fator de risco para muitas doenças, tais como enfarte cardíaco, AVC (trombose) e insuficiência renal.
Estima-se que, em Portugal, 42% da população tem hipertensão arterial e que 32% do total dos óbitos se devem a doenças cardiovasculares.