- Início
- Comunicação
- Notícias
- Regata de Moliceiros da Região de Aveiro 2023 festejou a tradição
Regata de Moliceiros da Região de Aveiro 2023 festejou a tradição
área de conteúdos (não partilhada)A 1 de Julho de 2023 realizou-se a Grande Regata de Barcos Moliceiros, integrada nas festividades “Ria de Aveiro Weekend”, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com a coordenação logística da Associação Náutica da Torreira. A largada deu-se a partir do Monte Branco, na Torreira, pelas 14h40m, e a chegada a Aveiro, ao “Cais do Sal”, pelas 16h04 m, (1h24m de percurso), onde se procedeu à entrega dos prémios. Competiram sob forte vento, registando-se um imprevisto, mas sem danos físicos. Proporcionaram um espetáculo de “velas ao vento”, de uma tipologia de embarcação lagunar que esteve quase em vias de extinção. De referir que em 2022, a Direcção-Geral do Património Cultural inscreveu "como registo de salvaguarda urgente" o «Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Nesta edição registou-se o recorde de embarcações inscritas, 19. Participaram 16 barcos: 11 de dimensões tradicionais (classe A) e 5 réplicas (classe B). Registou-se o maior número de participantes até à data, após o declínio. Dois novos barcos, de menores dimensões, foram entregues, simbolicamente, às águas da ria, durante a manhã, após o Concurso de Painéis: “Menino da Ria” e “Ti Linda”.
A ansiedade e o entusiasmo, nos dias que antecedem a regata, geram sempre momentos muito emotivos. Esta explosão de emoções, o trabalho de reparação e de construção, assim, como as pinturas e decoração, pelas mãos do pintor, dos Mestres Construtores e proprietários, são os ingredientes que temperam esta Regata, que no dia captam o olhar dos espectadores, familiares, aficionados, fotógrafos e media.
Nesta Regata faltou a habitual presença, “física”, de um apaixonado pela Ria, o Mestre José Rebesso, recentemente falecido. Mas o seu barco “A. Rendeiro”, participou e ganhou o primeiro lugar no Concurso de Painéis, com 4 iluminuras alusivas à sua vida: do seu retrato, ao trabalho no barco, até à sua emigração, criadas pelas mãos do artista plástico, José Oliveira.
José Pedro, o jovem arrais, com o seu barco “José Miranda”, arrebatou o primeiro lugar nesta regata, pelo segundo ano consecutivo, na categoria A, tendo-o construído o ano passado, seguido do barco do Mestre “Marco Silva”. O mais recente barco construído na Torreira, do jovem Rui Oliveira, o “Ti Linda”, obteve o primeiro lugar, na categoria B, seguido do “Menino da Ria”, também construído este ano, para o jovem Nelson Bastos.
Têm-se construído novos barcos, e é de destacar o interesse dos mais jovens, que estão a procurar fazer “renascer a tradição” e que, nesta regata, conquistaram os primeiros lugares. Este ano realizar-se-ão mais duas regatas: a de Agosto, no Bico da Murtosa, na “Festa do Emigrante”, e a de Setembro, no “S. Paio da Torreira”, organizadas pelo Município da Murtosa.
Parabéns aos vencedores, e um bem-haja a todos os proprietários participantes, e organizadores, por manterem viva a tradição lagunar: cuidando e construindo novas embarcações para participarem nas emblemáticas regatas.
Classe A
1- “José Miranda”
2- “Marco Silva”
3 – “O Presidente”
4 – “Os Violas”
5 – “S. Salvador”
Classe B
1 – “Ti Linda”
2 – “Menino da Ria”
3 – “O Pequenito”
Concurso de Painéis
1- “A.Rendeiro”
2- “Ti Linda”
3- “José Miranda”
4- “Menino da Ria”
5- “O Presidente”
(artigo de Etelvina Almeida, in jornal “O Concelho de Estarreja”)