- Início
- Comunicação
- Notícias
- Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo com uma intensa programação até ao final do ano
Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo com uma intensa programação até ao final do ano
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo apresentou esta quarta-feira o programa do Laboratório do Envelhecimento para o último trimestre do ano, através da iniciativa "D'Empreitada!", aberta a toda a comunidade.
A sessão de apresentação contou com a participação da Vereadora com o pelouro da Ação Social, Saúde, Família e Voluntariado, Mariana Ramos, e de investigadores e parceiros que apresentaram os projetos a desenvolver nos três eixos de atuação do Laboratório do Envelhecimento - investigação, conhecimento e criação.
Até ao final do ano, o Laboratório do Envelhecimento acolhe cinco projetos de investigação, com diferentes temáticas – “As Condições de Vida da População Sénior e as suas Práticas Turísticas: Estudo Comparativo entre Portugal e a Finlândia”, de Joana Monteiro; “Assistente proativo para a TV como promotor de interações entre idosos e outras gerações”, promovido pelas Universidades de Aveiro e do Porto; “Tradução, adaptação e validação da escala ALONE para a população idosa portuguesa”, da Universidade de Aveiro; “SINDIA - Desigualdades sócio espaciais na demência”, da Universidade de Coimbra, com a participação do CINTESIS - Universidade de Aveiro e da Escola Nacional de Saúde Pública Universidade Nova de Lisboa. Às terças-feiras, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o UCC Laços Mar e Ria Ílhavo promovem sessões de terapia de reminiscência, que se baseia na recuperação de memórias.
No eixo da criação, uma das novidades deste trimestre é o projeto “A voz do rock por um dia”, em que, durante um dia inteiro, a 27 de outubro, os “avós do rock” ensaiam um reportório musical, com direção artística e musical de Ana Bento, que culmina, depois, num concerto, no mesmo dia, às 19h00.
Para o dia 30 de outubro está agendado o lançamento da coleção de sacos de pano “Mamas iguais”, confecionadas por talentosas artesãs mais velhas.
Durante este trimestre estará patente no Laboratório do Envelhecimento a exposição de fotografia bordada “Retratos Vivos: Histórias Bordadas”, criada no âmbito do projeto “A avó veio trabalhar”, da Associação Fermenta, inaugurada esta quarta-feira.
Semanalmente, há várias oficinas com uma vertente artística, dirigidas à comunidade sénior. Aprende-se a tricotar, a desenvolver uma marca de artesanato e a tocar ukulele. No Clube do Pensamento, uma vez por mês, trocam-se ideias e experiências em torno de livros, com dinâmicas de grupo inspiradas na biblioterapia.
No eixo do conhecimento, arranca, este mês, o Programa de Apoio a Pessoas em Luto, que inclui oficinas abertas à comunidade (a 12 e 25 de outubro), e sessões de acesso reservado, em Grupos de Partilha Orientada, com a primeira sessão a 8 de novembro.
Também no eixo do conhecimento, a comunidade sénior tem a oportunidade de participar em oficinas de diferentes áreas: Seniorvlog – Formação para ser vlogger, que ensina a criar conteúdos digitais; Programação de aplicações desktop, em que os participantes são desafiados a criar a aplicação do Laboratório do Envelhecimento; Formação para cuidadores informais; “Regras em Inglês”, em que se aprende esta língua estrangeira a jogar; jogos que promovem a interação social, a estimulação e a navegação online; “Maiores na Mente”, para exercitar o cérebro; e “Maiores On”, para aprender a usar o computador ou a navegar na internet com segurança.
Nos próximos três meses estão também previstas várias conversas. A 30 de outubro, às 14h30, a Liga Portuguesa Contra o Cancro coloca em cima da mesa o tema “Cancro da Mama: um problema de saúde pública”, com dinamização da médica Lara Cabrita.
Uma vez por mês, ao dia 27, sai um episódio novo do podcast “Ouve bem o que te digo”, que junta mulheres mais velhas, para debaterem temas que as incomodam: Os próximos assuntos a debater são: “como gasto o meu tempo?”, “Preconceitos” e “Mudanças Climáticas: a hora de agir”.
Nas conversas “Fala!”, dirigidas à comunidade, trocam-se ideias sobre novas formas de fazer e dão-se a conhecer boas práticas, em prol de um maior trabalho em rede. Desta vez, fala-se sobre “A arte nas pessoas mais velhas”, no dia 9 de novembro, às 19h00.
O Laboratório do Envelhecimento é um projeto inovador da Câmara Municipal de Ílhavo, único em território nacional, que tem como objetivo central o desenvolvimento de conhecimento sobre o processo de envelhecimento, aliando, para o efeito, parceiros académicos, empresas tecnológicas, organizações sociais, parceiros artísticos e comunidade sénior.