- Início
- Comunicação
- Notícias
- Esta semana (e o ano todo) o 23 Milhas desafia o público a pensar sobre o que vive e o que vê
Esta semana (e o ano todo) o 23 Milhas desafia o público a pensar sobre o que vive e o que vê
área de conteúdos (não partilhada)No final desta semana, nos dias 19 e 20 de janeiro, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe o espetáculo “Guião para um país possível”, da estrutura Cassandra, que conta com a encenação de Sara Barros Leitão. Neste contexto, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, promove duas oficinas para públicos distintos: o Parlapatório, sobre teatro e democracia, destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos e a maiores de 65; a oficina Critique, de reflexão e crítica ao espetáculo, a todos os interessados acima dos 14 anos.
O Parlapatório, orientado por Carlos Malvarez e Sara Barros Leitão, reflete sobre o Parlamento enquanto espaço onde as grandes decisões têm lugar a partir do arquivo do que lá é dito, gesticulado, ou silenciado, e da forma como o vocabulário e a dinâmica da Assembleia da República se assemelha à do teatro. É uma oficina para jovens que ainda não têm idade para votar, mas também para pessoas, acima dos 65 anos, que ainda têm memória de ter vivido os tempos da ditadura portuguesa, quando não havia eleições livres. A proposta é a de discutir alguns dos temas que foram debatidos no Parlamento nos últimos cinquenta anos, assim como temas da política local. Será uma oficina que cruza o teatro, o corpo, a voz e os jogos para se refletir sobre política, numa partilha intergeracional. Tem a duração de sete horas e decorre nos dias 19 de janeiro, entre as 18:00 e as 21:30, e no dia 20 de janeiro, entre as 09:30 e as 13:00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Também sobre o “Guião para um país possível”, o encenador e dramaturgo Luís Mestre orienta a primeira de algumas oficinas Critique que o 23 Milhas promove ao longo deste ano e destina-se a todas pessoas interessadas em exercícios de reflexão e crítica sobre os espetáculos selecionados pelo projeto. Ainda antes do espetáculo, é promovida uma pequena contextualização sobre crítica teatral que fornece aos participantes ferramentas que os habilitam a produzir análise escrita ou oral. A segunda sessão consiste numa conversa que acontece uns dias depois do espetáculo, depois de se criar a distância necessária para refletir sobre ele e analisar, em conjunto, o que se viu. A conversa pré-espetáculo acontece no dia 19 de janeiro, às 19:00, e o encontro posterior no dia 27 de janeiro, às 15:00, sempre na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A participação na oficina garante acesso gratuito a uma sessão do espetáculo à escolha.
O “Guião para um país possível” tem sessões marcadas para as 21:30 do dia 20 de janeiro e para as 10:00 do dia 19, sessão para as escolas aberta ao público geral, para a qual é possível comprar bilhete apenas nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo ou da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. No dia 20 o espetáculo termina com uma conversa com o sociólogo e ex-deputado João Teixeira Lopes, dinamizada pelo projeto Abril é Agora. Esta sessão conta ainda com audiodescrição. O bilhete do acompanhante de pessoas com deficiência é gratuito, mediante a lotação da sala.
As inscrições nas oficinas são gratuitas e podem ser feitas através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.