- Início
- Comunicação
- Notícias
- Câmara Municipal de Aveiro congratula a Universidade de Aveiro pela aprovação da abertura do Curso de Medicina
Câmara Municipal de Aveiro congratula a Universidade de Aveiro pela aprovação da abertura do Curso de Medicina
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), através do seu Presidente, Ribau Esteves, congratula a Universidade de Aveiro (UA), pela aprovação do Mestrado Integrado em Medicina, pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Ribau Esteves recorda todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos: “lutámos muito para que este dia pudesse ser uma realidade. Em primeiro lugar quero congratular a Universidade de Aveiro, o seu Reitor e o seu Vice-Reitor Prof. Artur Silva, por esta conquista muito importante, com o simbolismo de ter acontecido no exato ano em que a Universidade celebra os seus 50 anos de vida. Relembro que a CMA assinou um memorando de entendimento em outubro de 2016, denominado «Mais Conhecimento, Melhor Saúde em Aveiro», com a UA, a ARSC, o CHBV e a UNL, em que um dos objetivos definidos foi a criação do curso de Medicina na UA.”
Depois, devo sublinhar o papel da Unidade Local de Saúde de Aveiro e do seu Conselho de Administração, liderado pela Dr.ª Margarida França, que pelo trabalho que tem desenvolvido, também na cooperação com a UA, foi também uma peça importante para a conquista deste resultado.
Por fim, esta é também uma conquista de Aveiro e dos Aveirenses, da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, na qual a CMA se empenhou com a cooperação com a UA e na defesa institucional e pública de um curso de Medicina na UA, constituindo um passo muito importante para concretizarmos o objetivo de qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro, que para além de uma nova área de Ambulatório e Consulta Externa, venha a incluir a construção do Centro Académico Clínico, nos terrenos há muito disponibilizados pela CMA.
Como refere o relatório da Comissão de Avaliação Externa do A3ES, este novo Curso de Medicina da UA assenta “num programa moderno estruturado em torno de um currículo em espiral centrado no aluno” e é esse o desígnio que a Câmara Municipal de Aveiro está também comprometida em fazer cumprir, sabendo que “para o conseguirmos de forma efetiva, é de capital importância a qualificação e ampliação do nosso Hospital”, afirmou Ribau Esteves.