- Início
- Comunicação
- Notícias
- Semana dos Arquivos do CDI é dedicada aos 200 anos da Vista Alegre
Semana dos Arquivos do CDI é dedicada aos 200 anos da Vista Alegre
área de conteúdos (não partilhada)O Centro de Documentação de Ílhavo (CDI) vai, uma vez mais, assinalar o Dia Internacional dos Arquivos com uma nova uma edição do “Pont(e)s de Acesso: Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo”, que decorrerá de 8 a 15 de junho. Este ano, o evento é coorganizado pela Vista Alegre, no âmbito das comemorações dos 200 anos da fábrica.
O evento será totalmente dedicado ao bicentenário da Vista Alegre, uma das mais antigas e prestigiadas fábricas de porcelana da Europa, fundada em 1824. Com mais de dois séculos de história, a marca é sinónimo de qualidade, tradição e inovação, continuando a surpreender o mundo com a sua arte e excelência.
A semana começa com o seminário “Vista Alegre – 200 Anos”, que se realiza no dia 8 de junho, sábado, entre as 9h00 e as 18h30, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre. Esta é uma oportunidade única para explorar a história e o legado de uma das marcas mais icónicas de Portugal.
A parte da manhã será dedicada a desvendar as origens da família Ferreira Pinto Basto, a história da fábrica, a sua componente artística e a história do futebol em Portugal, influenciada pelos fundadores. O programa inclui palestras de distinguidos especialistas, tais como Carlos Bobone, Manuel Ferreira Rodrigues, Nuno Rosmaninho e Nuno Valério, seguidas por um debate e partilha de ideias.
À tarde, os participantes terão a oportunidade de explorar o património e a toponímia locais, mergulhando na história e na identidade do bairro operário. Posteriormente, serão abordadas as questões sociais e o futuro da marca, com contribuições de especialistas, como Margarida Campolargo, Sara Santos, Pedro Lebre e João Pinto Basto.
O seminário encerrará com um debate e um convite à visita guiada ao Museu da Vista Alegre.
Esta iniciativa, com acesso gratuito, será acreditada pelo CFAEIVOB (Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro), com inscrições até ao dia 4 de junho, em https://cfaecivob.pt
O seminário dirige-se, também, a professores de todas as áreas curriculares, bem como a profissionais, investigadores, alunos e curiosos das áreas da educação, história, geografia, património, genealogia, museologia, arquitetura, ciência da informação, bibliotecas, arquivos e documentação e comunidade em geral. Neste caso, as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 6 de junho, por telefone, através do número 234 092 496, por email, para cdi@cm-ilhavo.pt, ou AQUI!
Entre os dias 9 e 14 de junho, o “Pont(e)s de Acesso” apresentará um conjunto de memórias sobre o património da Vista Alegre, partilhadas por membros da comunidade, que serão disponibilizas nas redes sociais do Centro de Documentação, Município de Ílhavo e Vista Alegre.
A Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo encerra no dia 15 de junho, ao final da manhã, com uma conversa sobre a componente social e comunitária da Vista Alegre, com a participação de alguns cidadãos, emitida em direto no Festival Rádio Faneca 2024, em Ílhavo.
PROGRAMA
Seminário “Vista Alegre – 200 Anos”
Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre
09h00 Acolhimento
09h30 Sessão de abertura, com João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo
09h45 As origens da família Ferreira Pinto Basto, com Carlos Bobone
10h15 Vista Alegre: a porcelana, a fábrica e os homens, com Manuel Ferreira Rodrigues
10h45 A arte da porcelana da Vista Alegre, com Nuno Rosmaninho
11h15 Coffee break
11h40 O futebol em Ílhavo: das origens à projeção no contexto regional e nacional, com Nuno Valério
12h10 Debate e partilha de ideias
12h20 Almoço livre
14h30 Património, espaço e toponímia - Visita ao bairro operário, com Margarida Campolargo e Sara Santos
15h45 Coffee break (Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre)
16h10 A componente social da Vista Alegre, com Pedro Rocha Lebre
16h40 200 anos de história a olhar para o futuro, com João Pinto Basto
17h00 Debate e partilha de ideias
17h15 Sessão de encerramento, com Mariana Ramos, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ílhavo
17h30 Visita guiada ao Museu da Vista Alegre
Fotografia: Arquivo João Parracho