- Início
- Comunicação
- Notícias
- Biblioteca Municipal de Ílhavo apresenta autora S. Costa Brava
Biblioteca Municipal de Ílhavo apresenta autora S. Costa Brava
área de conteúdos (não partilhada)A Biblioteca Municipal de Ílhavo apresenta, no próximo sábado, 2 de novembro, às 15 horas, a escritora S. Costa Brava e os seus livros "O Veneno de KwaZalu"; "As Migalhas de Beirute" e, o mais recente, “O Último Voo da Gaivota da Cidade do Sal”.
A apresentação da obra pretende ser uma conversa à volta dos seus livros, em especial sobre o último romance lançado “O Último Voo da Gaivota da Cidade do Sal”.
Neste livro, publicado este ano, a narrativa ultrapassa as fronteiras de Aveiro, da ditadura e do 25 de abril, e explora as relações humanas e os conflitos pessoais numa época de impossíveis. Marcados por um tempo repleto de impossíveis, os desabafos de uma salineira, de um emigrante e de um censor do regime vão-se cruzando, ao longo de décadas, pelos canais da Ria de Aveiro, epicentro desta viagem emocional no tempo. É uma jornada inevitável para assumir os erros do passado. Maria Antónia Coutinho, jovem salineira e filha de um tipógrafo clandestino, apaixona-se pelo homem errado, um estudante de Direito em Coimbra e filho de um coronel da censura. As consequências desse amor impossível irão muito além do que eles próprios imaginam.
“O Veneno de KwaZalu”, lançado em 2021, é um livro baseado em factos reais e com um testemunho cru e sem tabus, que toca na ferida do “apartheid” e alimenta-se do peso da História da África do Sul. É uma narrativa com protagonistas ficcionais, mas baseada em factos reais, e coincide com a saída de Nelson Mandela da prisão e os seus primeiros dias de liberdade.
Já o primeiro romance, “As migalhas de Beirute”, tem lugar durante a guerra civil libanesa, em que uma família aparentemente comum é fustigada pelos conflitos entre as várias milícias. Os pais morrem de forma brutal, deixando ao abandono duas crianças órfãs nas ruas de Beirute, crescendo rodeados de acontecimentos que marcaram a História.
S. Costa Brava nasceu e cresceu em Paris, mas foi em Portugal que se formou em Línguas e Literaturas. Trabalhou vários anos como professora no país, antes de seguir novos rumos com a família. Foi enquanto vivia no Médio Oriente que despertou a vontade de escrever. Começou por um ensaio e um conto infantil que venceu um concurso literário, antes de se estrear no romance com “As Migalhas de Beirute”. Em 2018, mudou-se para África e a paixão foi imediata. Escreveu então o seu segundo romance: “O Veneno de KwaZulu”. “O Último Voo da Gaivota da Cidade do Sal” é o seu terceiro romance. Vive atualmente em Portugal, onde alia o ensino à escrita.