-
Início
-
Comunicação
-
Notícias
- Operação “Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura”
Operação “Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura”
área de conteúdos (não partilhada)



Relatório de Gestão e Contas 2024
Operação “Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação sumária dos destaques do Relatório de Gestão e Contas 2024. Esta ação, que se insere na estratégia de proximidade e transparência com os Munícipes, aborda os sete temas principais da atividade da CMA em 2024:
1. Dimensão Financeira (segunda-feira, 31 de março);
2. Operação “Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura (terça-feira, 01 de abril);
3. Obra de requalificação do Rossio e das “Pontes” (quarta-feira, 02 de abril);
4. Ano record no Turismo, em Aveiro (quinta-feira, 03 de abril);
5. Conclusão do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020 (sexta-feira, 04 de abril);
6. Entrada em atividade do novo ferryboat 100% elétrico Salicórnia (sábado, 05 de abril);
7. Duas novas obras de arte pública em Aveiro (domingo, 06 de abril).
Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura
No ano em que Aveiro celebrou o facto de ser Capital Portuguesa da Cultura e que confirmou a Cidade, o Município e a Região de Aveiro como referência cultural, a nível nacional e internacional, a Câmara Municipal de Aveiro promoveu mais de 700 iniciativas – 100 das quais estreias nacionais e absolutas.
A valorização do setor cultural de Aveiro e de Portugal foi um dos marcos deste evento e enquadrou-se numa aposta estratégica da CMA, que teve início em 2019 e que vai ter seguimento nos próximos anos.
Ao longo de 12 meses, Aveiro foi o ponto de encontro da Cultura, tendo apresentado um programa inovador e diversificado. Concertos, peças de teatro, sessões de cinema, exposições e conferências, protagonizados por artistas nacionais e internacionais, foram algumas das iniciativas da Capital Portuguesa da Cultura.
Estes eventos foram enquadrados nos quatro trimestres da programação, cada um com uma temática que espelhava a interligação da Cultura com os desafios do mundo de hoje: Identidade (de janeiro a março), Democracia (de abril a junho), Sustentabilidade (de julho a setembro) e Tecnologia (de outubro a dezembro).
Além de incluir eventos emblemáticos de Aveiro organizados na última década pela CMA, como o Festival dos Canais, o Festival Dunas de São Jacinto e Aveiro Tech Week, a programação da Capital Portuguesa da Cultura contou com iniciativas criadas especificamente para o evento. Foram também celebrados momentos relevantes como os 50 anos do 25 de Abril e o Dia da Marinha e partilhada a programação com as comemorações dos 50 anos da Universidade de Aveiro e dos 200 anos da Vista Alegre, duas Entidades Parceiras muito relevantes.
Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 envolveu a Comunidade Aveirense, bem como o setor artístico da Região, com iniciativas criadas e protagonizadas por Cidadãos e espetáculos apresentados nos vários Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Entidade Parceira principal da CMA neste evento especial, que ocupou todo o ano.