- Início
- Comunicação
- Notícias
- INAUGURADA A EXPOSIÇÃO DE TAPEÇARIAS DE CÂNDIDA DO ROSÁRIO NA COMUR-MUSEU MUNICIPAL DA MURTOSA
INAUGURADA A EXPOSIÇÃO DE TAPEÇARIAS DE CÂNDIDA DO ROSÁRIO NA COMUR-MUSEU MUNICIPAL DA MURTOSA
área de conteúdos (não partilhada)Teve lugar, no passado domingo, dia 20 de janeiro, a inauguração da exposição de tapeçarias da criadora Murtoseira Cândida do Rosário, que estará patente ao público na COMUR-Museu Municipal da Murtosa até ao próximo dia 28 de fevereiro.
Teve lugar, no passado domingo, dia 20 de janeiro, a inauguração da exposição de tapeçarias da criadora Murtoseira Cândida do Rosário, que estará patente ao público na COMUR-Museu Municipal da Murtosa até ao próximo dia 28 de fevereiro.
Para além da artista, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, o Vice-Presidente e responsável pela área cultural, Januário Cunha, e muitos amigos, familiares e admiradores da obra de Cândida do Rosário.
No uso da palavra, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a Cândida do Rosário a resposta positiva ao convite, feito, pela edilidade, para a Murtosa acolher uma mostra de trabalhos que evidenciam a capacidade criativa da artista, oferecendo uma visão contemporânea e desafiante sobre uma arte – a tapeçaria – com grandes tradições entre nós.
Cândida do Rosário falou sobre as suas raízes Murtoseiras, realçando a influência familiar, nomeadamente da sua avô, no seu interesse na arte da tapeçaria, que conjuga com outra expressão artística: a cerâmica.
CÂNDIDA DO ROSÁRIO
Nasceu no Monte, Murtosa, no Distrito de Aveiro, a 21 de Maio de 1944.
Atualmente reside na cidade de Aveiro.
Possui cursos de Comunicação Visual, Arquitetura de interiores e Design. Trabalhou em cenografia e figurinos para o Teatro. Mantém atividades permanentes nas artes plásticas, nomeadamente nas áreas de desenho, pintura, tapeçaria e cerâmica, atividade esta predominantemente experimentalista , de estudo e pesquisa. Organizou o Ano Têxtil de Aveiro (1995/6).
Em 1970, fundou, com outros artistas, o grupo Aveiro-Arte. Participou, individual e/ou coletivamente, em 50 exposições, entre as quais se contam para além de 28 montra Aveiro-Arte - “IV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira”, “I Exposição de Artes Plásticas da Câmara Municipal do Porto”, “I Montra de Arte Contemporânea Portuguesa no Brasil”, - Rio de Janeiro, “V Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira”, “3ª Montra de Artes Plásticas Lagos/86”, “Arte Portex”, “I Bienal de Tapeçaria de Matosinhos/88”, “I e II Bienais Internacionais de Cerâmica de Aveiro” e coletivas de “A Árvore”, “VII Bienal de Vila Nova de Cerveira”, “II Bienal de Artes do Sabugal”, Simpósio de Tapeçarias de Loures e Exposições comemorativa dos 550 anos da chegada dos Portugueses ao Senegal.
Exposições individuais: Barca de Artes – Centro Cultural do Minho – Viana do Castelo 86, na Galeria Municipal – Aveiro 87, Junta de Turismo da Costa do Estoril 1991 - Exposição Museu de Aveiro, Galeria 2026 – Lisboa, 1993, Galeria Meridien – Porto, 1995 – Fórum Picoas 1995, Museu do Traje – Lisboa 1996, Pirescoxe, Loures 2015, Campolide – Lisboa 2015-2016.
Do seu curriculum fazem parte alguns prémios de design industrial e inúmeras viagens de estudo pela Europa.
Está representada em diversas coleções particulares.