- Início
- Comunicação
- Notícias
- PROGRAMAÇÃO DO TEATRO AVEIRENSE
PROGRAMAÇÃO DO TEATRO AVEIRENSE
área de conteúdos (não partilhada)TECNOLOGIA, LUZ, MÚSICA, BAILADO E TEATRO EM DESTAQUE
O Teatro Aveirense apresenta a sua programação para o quarto trimestre de 2019, com a introdução da tecnologia e cultura com os eventos “Criatech – Criatividade Digital e Tecnologia” e “Prisma – Art Light Tech”.
Outubro
- Dia 18 de outubro, às 21h30 – A Morte de Danton | Encenação de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional de São João. O texto da autoria de Georg Büchner oferece a possibilidade de refletir sobre a ideia fundadora da Revolução como motor da sociedade contemporânea.
- Dia 26 de outubro, às 21h30 – Beatriz Gosta | Stand Up onde uma mulher de 36 anos, aventureira e dona do seu nariz, que conta histórias sem filtro, tabus moralistas ou falsos pudores vai dando dicas úteis para causar sensação nesta vida mundana.
Novembro
- Dias 7 e 8 de novembro, às 21h30 – Intimidade Indecente | com os atores Vera Holtz e Marcos Caruso. Peça que acompanha a história de um casal, dos seus encontros e desencontros que, aos 50 anos, se separam. Paixão, sexo, traição, amor e preconceito são alguns dos ingredientes desta história.
- Dia 16 de novembro, às 21h30 – António Zambujo | “Do Avesso” é o novo álbum de António Zambujo que, à semelhança dos seus discos anteriores, é agora apresentado em palcos do mundo inteiro.
- dia 22 de novembro às 21h30 – Festival Termómetro | Aveiro recebe mais uma edição deste Festival que tem a originalidade de apresentar novas bandas e artistas. Trata-se de uma ideia do radialista e apresentador, Fernando Alvim.
- Dia 29 de novembro, às 21h30 – Concerto de Encerramento dos Festivais de Outono | Orquestra da Universidade de Aveiro em colaboração com a Filarmonia das Beiras | Concerto que encerra a 15.ª edição dos Festivais de Outono que a Universidade de Aveiro promove.
Dezembro
- Dia 4 de dezembro – Express Natal | Cia. Faltan7. Trata-se de um espetáculo onde se conjuga o humor com as diferentes vertentes das artes circenses. Uma proposta fresca e divertida para toda a família.
- Dia 6 de dezembro, às 21h30 – Vidas Íntimas | de Nöel Coward pelos Artistas Unidos e encenação de Jorge Silva Melo. Vidas Íntimas segue o recém-divorciado casal, Amanda e Elyot, que, passados cinco anos, descobrem que estão no mesmo hotel, partilhando as varandas das suites quando o Elyot se encontra em lua de mel.
- Dia 8 de dezembro, às 17h00 – O Lago dos Cisnes | Russian Classical Ballet apresenta a obra prima do bailado clássico “O Lago dos Cisnes”, uma narrativa de amor, traição e triunfo do bem sobre o mal.
Tecnologia e Cultura
O “Criatech” – Criatividade Digital e Tecnologia vai acontecer de 7 a 13 de outubro e irá apresentar no interior de alguns espaços públicos da cidade, peças e artistas de referência nacional e internacional. Com uma aposta numa programação diversificada, experimentalista e de qualidade, o Criatech irá ao encontro do público em geral, do familiar, dos visitantes da cidade nos seus percursos turísticos, mas também do público especializado.
Neste ano pretende explorar os desequilíbrios eminentes entre o Homem e a Tecnologia, mas também os esforços constantes para manter esses equilíbrios, que são também uma analogia social, de relações entre pares ou da natureza e do Homem, ou da natureza e da tecnologia. Esta relação, que também se centra nos eixos do pensamento e da ciência, mas também da memória, de como o homem vê o passado, sente o presente e imagina o futuro.
Esta edição do Criatech será feita de 23 ações, entre as quais 17 instalações interativas e quatro performances (com três concertos), envolvendo 20 artistas de sete nacionalidades diferentes. O evento vai estender-se por 13 espaços de Aveiro, desde o Museu de Arte Nova à Igreja das Carmelitas e ao Teatro Aveirense, por exemplo, numa distribuição que não esqueceu as ruas da cidade e a interpelação do seu quotidiano.
Quase em simultâneo, dias 11 e 12 de outubro, acontecerá o “Prisma” – Art Light Tech, um evento que assume a luz como o seu elemento central, a sua matéria prima de base para ser moldada pela arte. Combina várias instalações de arte contemporânea que incluem projeções, instalações e obras de som e luz e irá decorrer em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de renome internacional. O Prisma virá fortalecer um ambiente inteligente para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com base na cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas.
Serviço Educativo
Na área do Serviço Educativo nos dias 9, 10 e 11 de outubro. salienta-se a Ópera para Crianças de Eurico Carrapatoso “A Floresta” uma adaptação do conto homónimo de Sophia de Mello Breyner Andresen, com libreto de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. Com direção musical do maestro António Vassalo Lourenço, a ópera será interpretada pela Orquestra Filarmonia das Beiras.
No dia 6 de novembro, para maiores de 12 anos, o Teatro Aveirense recebe a peça “NIET HEBBEN – Carta Rejeitada” de Crista Alfaiate. Carta ao pai de Kafka, Carta a Bosie de Oscar Wilde, Cartas portuguesas de Mariana Alcoforado e Novas cartas portuguesas de Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, entre outras, blá blá blá, esta carta fora do baralho pretende repensar alguns temas como o feminismo, a guerra e o pós-colonialismo num mundo onde o facebook e o twitter é que estão a dar cartas.
Para bebés dos 6 meses aos 3 anos haverá o teatro “Mozartini” da II Acto. Será no domingo de manhã, 10 de novembro. Entre Sinfonias e Flautas mágicas, embalam-se Mozartinis divinos em tons de nada.
Por fim, o Teatro Aveirense apresenta “É Pró Menino e Prá Menina” de Catarina Requeijo nos dias 24 e 25 de novembro. Ao longo do espetáculo as crianças aprendem a desafiar as regras estabelecidas, a questionar estereótipos e a retirar etiquetas, descobrindo um lugar novo em que Todos podemos ser Tudo.
Cinema e Música
O Teatro Aveirense continua a apostar nos habituais ciclos de música às quintas-feiras na Sala Estúdio como “Há Noite, no Estúdio” e “Novas Quintas”. Pela Sala Estúdio passarão, entre outros, nomes como São Pedro (10 de outubro), Afonso Cabral (14 de novembro), Ganso (5 de dezembro)
Os ciclos de cinema às terças com “Os filmes das nossas Terças”, com sessões duplas (18h30 e 21h30), na 1.ª sessão de cada mês.
Conheça a programação completa aqui: www.teatroaveirense.pt.