- Início
- Comunicação
- Notícias
- ADJUDICADA A REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA DR. LOURENÇO PEIXINHO
ADJUDICADA A REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA DR. LOURENÇO PEIXINHO
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo Municipal deliberou adjudicar a requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, pelo valor de 3.969.785,29€ (+IVA), à empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., com um prazo de execução de 16 meses.
O processo segue agora para assinatura de contrato e visto do Tribunal de Contas.
O projeto de requalificação da Avenida, elaborado pela empresa FASE, Estudos e Projeto S.A., com uma gestão de acompanhamento feita pela Equipa Técnica da CMA, desenhou um perfil que confere uma grande unidade a toda a Avenida, das “Pontes” até à Estação da CP, com a valorização do espaço destinado ao peão, proporcionado por passeios amplos, com larguras superiores a 5 metros em toda a sua extensão.
O espaço destinado aos veículos foi reduzido, passando as vias de circulação a deter as medidas mínimas (3,25m na faixa de rodagem para transportes públicos e ciclovia e 3m na faixa de rodagem normal) e limitação da velocidade para o máximo de 30km/h.
O projeto da nova Avenida prevê duas faixas de rodagem com duas vias em cada sentido e uma zona de estacionamento em paralelo à via, também em cada sentido, junto aos passeios.
Avenida mais humana
A CMA pretende com esta requalificação valorizar e rentabilizar os usos e a imagem da Avenida, aumentado o espaço público, no sentido de promover as relações humanas, dando mais qualidade ao espaço pedonal e ciclável, aumentando e qualificando o seu parque arbóreo, passando de 69 para 147 árvores, valorizando o seu património e garantindo a construção e o bom funcionamento das novas redes de infraestruturas de iluminação pública, águas pluviais e resíduos sólidos urbanos, assim com dos vários modelos de mobilidade e transportes.
Valorização patrimonial
Na componente da valorização patrimonial destaca-se o troço entre os edifícios da Antiga Capitania e do antigo Banco de Portugal, com um piso homogéneo e à mesma cota, dando primazia ao peão, recolocando o Monumento ao Soldado Desconhecido, aproximando-o das pessoas e criando novas ofertas de zonas de estar, paragens de autocarros e praça de táxis.
A CMA prossegue o seu trabalho de execução do PEDUCA – Plano de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, numa operação integrada de qualificação urbana com sustentabilidade ao nível da mobilidade e da qualidade urbana ambiental e socialmente equilibrada. Uma boa parte desses investimentos são financiados pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020, tendo o PEDU da Cidade de Aveiro, sido um dos projetos melhor classificados em termos de avaliação de qualidade na Região Centro.
Uma das peças dessa operação é a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, com a sua ligação íntima e próxima às “Pontes” e ao Largo do Rossio, à Ponte de São João, à Ponte da Eclusa e aos terrenos da Antiga Lota, assim como ao Bairro da Beira-Mar e aos Canais Central e das Pirâmides.