- Início
- Comunicação
- Notícias
- Conselho Executivo aprova GOP e Orçamento 2012
Conselho Executivo aprova GOP e Orçamento 2012
área de conteúdos (não partilhada)A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro assume o ano de 2012 com a maior importância, dando seguimento ao importante conjunto de projectos em desenvolvimento, com principal destaque para os que são financiados pelos Fundos Comunitários do QREN e os que estão em execução no âmbito da gestão de Entidades Parceiras nas quais a CI Região de Aveiro e/ou os Municípios associados têm participação.
Numa conjuntura muito especial e difícil, o ano de 2012 desenvolver-se-á num quadro de restrições orçamentais que se vem agravando desde 2009, afectando as condições de financiamento dos Municípios, em particular devido à continuada redução da receita. Neste enquadramento a estrutura de receita da CI Região de Aveiro também vai ser afectada pela redução em cerca de 6,5% dos valores das transferências do Orçamento de Estado, mantendo-se, no entanto garantida, a devida sustentabilidade financeira dos projectos geridos pela CI Região de Aveiro, tendo como principais fontes de receita os Fundos Comunitários do QREN e as contribuições de cada um dos onze Municípios associados.
No âmbito do processo aberto pelo Governo e denominado por “Documento Verde da Reforma da Administração Local” a CI Região de Aveiro tem dois processos em curso da maior importância.
Por sua proposta está em elaboração um Parecer Conjunto CI Região de Aveiro / Universidade de Aveiro ao referido “Documento”, numa atitude inédita e dando seguimento a um profícuo e exemplar trabalho de cooperação institucional, num processo que se considera importante para o Poder Local Nacional.
Por decisão do Governo foi escolhida a CI Região de Aveiro (e a CI do Alto Minho) para a execução de um Estudo-Piloto sobre as CIM’s, nos termos do definido no referido “Documento” e visando a análise da situação existente e a definição de áreas de competência para as CIM’s no âmbito da Administração Local e na perspectiva do reforço da sua intervenção.
A CI Região de Aveiro manterá uma atenção e uma intervenção política a todas as matérias relevantes para os Cidadãos e para o desenvolvimento da Região, utilizando como base o trabalho da sua Equipa Técnica e Executiva, gerindo com a mais elevada qualidade a crescente importância da dimensão intermunicipal da gestão do território e da vida dos Cidadãos, das Associações e das Empresas.
As Grandes Opções do Plano 2012 assumem um elevado nível de investimento, com um valor de 12.149.055 euros. O montante global do Orçamento da CI Região de Aveiro para 2012, assume o valor de 12.681.195 euros.
As prioridades e os objectivos para 2012 são maioritariamente de continuidade dos que definimos e temos vindo a executar em 2011, numa lógica inevitável e óbvia de execução de projectos de dimensão relevante e de execução plurianual.
Com uma grande determinação e sentido da importante responsabilidade da gestão dos objectivos para 2012, definimos as seguintes prioridades:
- Execução do contrato de delegação de competências com subvenção global, entre a CI Região de Aveiro e o POR Centro, dando especial atenção ao desenvolvimento dos “Projectos Comuns”, assim como de outros projectos financiados pelo QREN;
- Execução do projecto da Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação, com uma ligação estreita à Universidade de Aveiro e às Entidades Parcerias;
- Gestão da “Polis Litoral – Ria de Aveiro SA”, como instrumento de qualificação e valorização da Ria de Aveiro, defendendo os interesses das Populações e a implementação de um modelo de gestão integrada da Ria de Aveiro;
- Gestão da “AdRA - Águas da Região de Aveiro SA”, implementando o novo sistema de gestão dos sistemas de “baixa” de água e de saneamento à escala intermunicipal e executando o seu plano de investimentos de expansão;
- Reforçar a aposta da Região de Aveiro no Mar, nas Pescas e no Turismo, concretizando parcerias de investimento com a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal;
- Execução do Programa de Formação para os Funcionários Municipais, financiado pelo POPH;
- Acompanhamento das ações executadas pelo projeto de Modernização Administrativa, “+Maria”;
- Acompanhamento de importantes dossiers para a Região de Aveiro, dando nota de destaque para:
- a criação do Hospital Central e Universitários de Aveiro, a organização da rede hospitalar e a gestão dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES);
- a gestão do problema da erosão costeira;
- acompanhamento da implementação das portagens na A17, na A29 e na A25;
- construção da Barragem de Ribeiradio;
- implementação da Comarca-Piloto do Baixo Vouga;
- implementação do Projecto Agrícola do Baixo Vouga; - Lançamento da edição 2012 do “PAPERA - Programa de Apoio a Projectos e Eventos da Região de Aveiro”, dirigido às Associações da Região;
- Realização de trabalho de gestão da CI Região de Aveiro em boa ligação ao seu Conselho Consultivo.
- Gestão do dossier do “Documento Verde da Reforma da Administração Local” pela elaboração de um parecer conjunto CI Região de Aveiro / Universidade de Aveiro, do Estudo-Piloto das CIM’s e de todos os passos que este processo venha a ter, nomeadamente ao nível da produção legislativa que se aponta que ocorra durante o primeiro semestre de 2012.
Apostamos de forma determinada no trabalho da Região de Aveiro e no crescimento quantitativo e em especial qualitativo, das políticas de escala intermunicipal, fortalecendo os onze Municípios associados, no âmbito da execução do Plano Territorial de Desenvolvimento da Sub-Região do Baixo Vouga e cuidando sempre da cooperação com outros Municípios e outras Associações de Municípios, assim como com o Governo de Portugal.
Assumiremos todos os compromissos assumidos com os nossos Parceiros, diligenciando que haja reciprocidade nessa atitude responsável, dedicando especial atenção aos contratos firmados e aos compromissos de investimento assumidos no âmbito da “Polis Litoral Ria de Aveiro” e da “Águas da Região de Aveiro – AdRA”, e dos quais os Cidadãos da Região de Aveiro são testemunha e parte.
Faremos todo o trabalho em equipa, com os Municípios associados e com as Entidades Parceiras relevantes para a concretização dos objectivos definidos, destacando-se de entre elas, as Gestoras de Fundos Comunitários e a Universidade de Aveiro.
Com os Cidadãos da Região de Aveiro concretizaremos este Plano de Acção em 2012, que queremos seja também um instrumento de crescimento e fortalecimento da Cidadania da Região de Aveiro.
Dada a sua elevada importância política, nomeadamente para a gestão do ano 2012, o relatório enviado ao Governo a 22 de Julho 2011 sobre as principais questões pendentes com relevante interesse para a Região de Aveiro, está integrado nas GOP 2012.
A próxima reunião ordinária do CE da CI Região de Aveiro vai realizar-se no dia 19 de Dezembro de 2011, Segunda-feira, pelas 15.00 horas na sua Sede em Aveiro.