- Início
- Comunicação
- Notícias
- Conselho Executivo e comunicação social visitam obra de requalificação do Carreiro Velho
Conselho Executivo e comunicação social visitam obra de requalificação do Carreiro Velho
área de conteúdos (não partilhada)O Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e a comunicação social visitaram, dia 17 de setembro de 2012, os trabalhos de requalificação do Parque Ribeirinho do Carreiro Velho, situado em Perrães, no Município de Oliveira do Bairro. A ocasião serviu para fazer o ponto de situação das ações do Polis da Ria de Aveiro.
A obra, iniciada no final do mês de agosto 2012, no âmbito do programa Polis Litoral Ria de Aveiro, foi adjudicada ao consórcio Fitonovo SA e Birrento Engenharia Lda por 644.000,00 € (mais IVA) e tem um prazo previsto de execução de quatro meses. Esta empreitada, cujo contrato para a adjudicação aguardava o necessário visto do Tribunal de Contas, entretanto recebido, segue-se às já iniciadas e terminadas na Pateira de Frossos e Praia Fluvial Quinta do Barco.
O projeto visa transformar o local num espaço de reunião, convívio e contacto com a Natureza, em condições de maior segurança, com mais conforto e melhor organização, preservando e valorizando os valores ambientais presentes. A intervenção tem em vista, por isso, dois objetivos principais: permitir a acessibilidade universal ao recinto e garantir a funcionalidade do local mesmo em época de cheias.
A ação de requalificação passa pela demolição da totalidade das construções dispersas existentes e a substituição por novas instalações, suporte de novos conteúdos, implantadas de acordo com uma nova estratégia integrada de enfatização da componente natural. No espaço irão ser criados percursos em madeira sobre-elevados, estruturas de birdwatching, um palco, bem como um edifício de apoio às atividades no parque devidamente equipado.
Ponto de situação das ações do Polis da Ria de Aveiro
A visita ao Parque Ribeirinho do Carreiro Velho serve igualmente o propósito de traçar o ponto de situação das ações do Pólis da Ria de Aveiro e da gestão governamental sobre a matéria, dando nota objetiva da importância social, económica, financeira e ambiental da execução de todas as ações do programa Polis. A este respeito há a salientar o contributo positivo dos projetos da Pólis da Ria de Aveiro para a criação de emprego e de riqueza, assim como para as contas do Estado.
De referir o início, para breve, de mais uma empreitada - a de reforço de margens, de defesa e valorização da Ria e dos terrenos adjacentes, entre o Chegado e a Ribeira Nova, na zona da Cambeia, no Município da Murtosa.