- Início
- Comunicação
- Notícias
- Salão Nobre da CIM encheu-se para analisar competitividade e sustentabilidade do território
Salão Nobre da CIM encheu-se para analisar competitividade e sustentabilidade do território
área de conteúdos (não partilhada)O Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Aveiro encheu-se, no dia 28 de fevereiro, para analisar a competitividade e sustentabilidade do território e perspetivar investimentos nestas áreas no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio. A sessão, organizada pela Câmara Municipal de Águeda e pela CIM Região de Aveiro, contou com intervenções de especialistas e gestores em torno da competitividade, sustentabilidade e eficiência energética.
A Agência para a Sustentabilidade e Competitividade, um projeto intermunicipal integrado no programa RUCI – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação, foi o tema central da intervenção de Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda. O autarca revelou os principais objetivos do projeto, nomeadamente: a redução até 2020 de pelo menos 20% das emissões de CO2, o aumento da eficiência energética e a integração da Região de Aveiro num movimento europeu que reúne já mais de cinco mil cidades e vilas.
Já Borges Gouveia, professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, centrou a sua apresentação na eficiência energética, com a definição de linhas estratégicas para a Região e o respetivo enquadramento nas políticas energéticas da União Europeia.
Economia competitiva assente no território
O Administrador Executivo da Caixa Económica Montepio Geral e Montepio Investimento, Pedro Almeida Ribeiro, debruçou-se sobre o papel da banca no investimento e desenvolvimento da Região de Aveiro. Já António Cardoso, da CCDRCentro (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), analisou as ambições da Região Centro no Horizonte 2020 e as linhas estratégicas de apoio para as áreas de energia e do ambiente, salientando a necessidade de redução da intensidade carbónica e energética dos produtos da Região Centro.
Numa altura em que a Região de Aveiro avança com a programação do próximo QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) 2014/2020, o Presidente da CIM Região de Aveiro, Ribau Esteves, frisou que, no que respeita à definição de projetos e dimensão financeira, foi já realizado um esboço muito objetivo, resultante da cooperação entre Municípios, Universidade de Aveiro e empresas do setor público e privado. A sustentabilidade e eficiência energética estão presentes na estratégica da Região, até porque, como referiu o Presidente da CIM, são um «espaço de grandes oportunidades» para o território.
Miguel Poiares Maduro, Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, na sessão de encerramento do seminário, reforçou a importância das regiões na conquista das metas da competitividade, sublinhando que só uma economia competitiva, assente no território propiciará um crescimento económico baseado na riqueza. A «especialização inteligente» foi outra das ideias fortes lançadas pelo governante no Salão Nobre da CIM Região de Aveiro.
Conheça as apresentações dos oradores do Seminário «Aveiro Território Competitivo e Sustentável»
Pedro Almeida Ribeiro - Montepio Geral