- Início
- Comunicação
- Notícias
- Comunidade Intermunicipal entrega materiais de proteção de Bombeiros até final de junho
Comunidade Intermunicipal entrega materiais de proteção de Bombeiros até final de junho
área de conteúdos (não partilhada)A cedência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para Bombeiros às 13 corporações da Região, no âmbito do projeto «Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para Corpos de Bombeiros», foi formalizada pelo ato público de assinatura dos protocolos, que decorreu no dia 4 de abril, no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Na sessão, onde estiveram presentes autarcas dos 11 Municípios, assim como representantes das 13 Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Região, o Presidente do Conselho Intermunicipal, Ribau Esteves, anunciou que a entrega dos EPI decorrerá até final de junho e frisou que a operação resulta do aproveitamento dos Fundos Europeus e da relação institucional existente entre os Municípios e as Associações de Bombeiros.
Para o Presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, o projeto, que visa «aumentar a capacidade e qualidade das corporações de Bombeiros», constituiu também um «exercício de preparação para outras operações de aproveitamento de Fundos Europeus».
Jacinto Oliveira, Presidente da Mesa das Direções da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, considerou que os equipamentos de proteção individual contratualizados são muito importantes para que que se evitem as «imagens negras de morte de Bombeiros». Em nome das associações de Bombeiros presentes, Jacinto Oliveira agradeceu e afirmou que o projeto em causa «significa um primeiro passo para a vida das associações de Bombeiros no sentido de uma maior qualidade no serviço prestado às populações.
O projeto, num investimento base de 232.333,67 €, financiado em 85% pelo POVT (Programa Operacional de Valorização do Território), tem comparticipação nacional repartida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (7,5%) e pelos onze Municípios da Região (7,5%).