- Início
- Comunicação
- Notícias
- Nova Área de Produção Aquícola do Centro debatida na CIM Região de Aveiro
Nova Área de Produção Aquícola do Centro debatida na CIM Região de Aveiro
área de conteúdos (não partilhada)O Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro recebeu, no dia 10 de abril, uma sessão pública de esclarecimento sobre a «Área de Produção Aquícola (APA) do Centro», promovida pelo Ministério da Agricultura e do Mar, na sequência do Despacho n.º 4222/2014, de 21 de março, que definiu a delimitação da APA do Centro e os procedimentos de monitorização da sua qualidade ambiental. As APA visam delimitar zonas em mar aberto, entre águas costeiras e territoriais, destinadas à produção aquícola.
Perante as reservas dos representantes do setor das pescas, o Diretor-geral da Política do Mar, João Fonseca Ribeiro, fez o enquadramento da aquacultura na Estratégica Nacional para o Mar e explicou que as APA constituem uma «iniciativa do Estado» que «lança um desafio aos promotores privados para que exerçam a sua atividade fora da linha de costa», assumindo as questões técnicas e tecnológicas subjacentes.
A simplificação dos processos de licenciamento e instalação, referida no Despacho n.º 4222/2014, foi uma das vantagens salientadas pelo Diretor-geral da Política do Mar, João Fonseca Ribeiro, que também aludiu ao Despacho n.º 3244/2014, de 27 de fevereiro, sobre a atualização da delimitação das áreas de produção de moluscos bivalves localizadas no continente.
O Secretário Executivo Intermunicipal, José Eduardo de Matos, considerou essencial este diálogo e trabalho de proximidade entre a Administração Central e aqueles que desenvolvem a sua atividade na área indicada, considerando que este modelo de simplificação fora da linha da costa devia também ser replicado na aquacultura da Ria de Aveiro.
A sessão pública sobre a APA do Centro contou também com a participação de Margarida Almodôvar, Diretora de Departamento no Instituto da Água, e de Edgar Afonso, Diretor de Serviços de Recursos Naturais na Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.