- Início
- Comunicação
- Notícias
- Região de Aveiro acolheu seminário sobre natalidade
Região de Aveiro acolheu seminário sobre natalidade
área de conteúdos (não partilhada)A Comissão para uma Política de Natalidade em Portugal promoveu um seminário, subordinado ao tema «As autarquias amigas das crianças», que decorreu no dia 7 de maio, no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Em cima da mesa estiveram exemplos de boas práticas municipais de promoção de natalidade, com as apresentações de Frederico Almeida, da Câmara Municipal de Cascais, e de Pedro Alves, da Câmara Municipal de Águeda. Já Ana Cid Gonçalves, do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, apresentou uma síntese das diversas iniciativas de âmbito local já levadas a cabo, um pouco por todo o país.
A sessão, que incluiu espaço de debate, foi moderada por Jorge Arroteia, que integra a Comissão, liderada por Joaquim Azevedo.
Esta ação, realizada na Comunidade Intermunicipal, foi uma das iniciativas da Comissão, criada pelo Primeiro-Ministro, que se propõe abrir um «horizonte de reflexão» sobre a temática da natalidade, através da realização de seminários em várias cidades, mas também do trabalho de pesquisa, recolha de boas práticas e auscultação da população. Depois de Aveiro, a Comissão para uma política de natalidade em Portugal levará o tema às cidades do Porto, Viseu e Lisboa. ^
O objetivo da Comissão é fazer chegar ao Governo de Portugal, em julho, um relatório sobre a problemática da diminuição da natalidade, que, de acordo, com uma projeção do INE (Instituto Nacional de Estatística), poderá fazer baixar a população portuguesa até aos sete milhões, em 2060.