- Início
- Comunicação
- Notícias
- Região deu as boas vindas ao verão tendo a Ria como protagonista
Região deu as boas vindas ao verão tendo a Ria como protagonista
área de conteúdos (não partilhada)O Ria de Aveiro Weekend, evento que marca o início da época alta na Região, garantiu um fim de semana diferente, com um programa de animação que teve a Ria como protagonista. A segunda edição da iniciativa, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pela Entidade do Turismo do Centro de Portugal, decorreu de 27 a 29 junho e insere-se na Campanha de Promoção Turística em curso, apoiada pelo PROMAR.
O Colóquio “Os produtos alimentares da Ria e a sua qualidade – da natureza para a mesa” deu início às festividades, no dia 27, com uma sessão centrada na evolução do ambiente lagunar, nas singularidades da aquacultura da Ria, e nos aspetos científicos do ambiente e dos produtos alimentares.
O encontro, cuja abertura esteve a cargo de José Eduardo de Matos, Secretário Executivo da Região de Aveiro, e de Filipe Teles, Pró-reitor da Universidade de Aveiro, juntou profissionais da pesca, investigadores, representantes de associações do setor, consultores e empresários. Um período de debate, bastante participado, suscitou a discussão em torno dos desafios que a Ria enfrenta, face às alterações no ambiente físico, social e económico, que se têm verificado nas últimas décadas.
Regata de Moliceiros
A Regata de Moliceiros, o evento âncora do Ria de Aveiro Weekend, voltou a cativar as atenções da população e dos turistas, naquela que foi uma oportunidade de ouro para apreciar a beleza dos moliceiros nos cenários ímpares da Ria. Pese as dificuldades no licenciamento destes símbolos da região, as sucessivas velas de dez barcos juntas deram um invulgar colorido à ria e aos canais urbanos de Aveiro, criando um afã de fotos face à rara beleza do cenário.
Da competição, realizada dia 28 de junho, saiu vencedor o moliceiro «A. Rendeiro», de José Rendeiro (Murtosa), também distinguido, no dia seguinte, no concurso que pôs à prova a beleza dos moliceiros (pinturas de painéis, velas e aspeto geral). Os moliceiros «Zé Rito», «Marnoto», «O Amador» e «Câmara Municipal da Murtosa» ficaram também entre os cincos mais pontuados pelo júri.
Correr por uma causa
A 3ª edição da «Corrida Solidária Bosch» realizou-se no dia 29 de junho e levou os cerca de 2800 participantes a percorrer um percurso de 10km, com ponto de partida no pavilhão Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo. Ricardo Fernandes, do GRECAS, venceu a classificação geral.
Além de incentivar a prática desportiva, a prova tinha um objetivo solidário, que foi cumprido com a recolha de 60 mil euros para cinco instituições de solidariedade da Região: a Ajuda de Berço, o Centro de Emergência Infantil da Cáritas de Aveiro, o Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo e a Associação Humanitária Mão Amiga de Albergaria-a-Velha.
Veja aqui os melhores momentos do Ria de Aveiro Weekend