- Início
- Comunicação
- Notícias
- Baixo Vouga Lagunar: Aprovada a candidatura para financiamento das intervenções
Baixo Vouga Lagunar: Aprovada a candidatura para financiamento das intervenções
área de conteúdos (não partilhada)No seguimento da candidatura apresentada ao Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos (FPRH), tendo em vista a obtenção de financiamento para a execução das necessárias intervenções de reparação dos rombos das margens do Rio Vouga, nomeadamente em Aveiro (em Eixo e em Cacia no Rio Novo do Príncipe), em Albergaria-a-Velha (Angeja, São João de Loure) e em Estarreja, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CI Região de Aveiro) foi, dia 16 de julho, notificada da decisão de aprovação da referida candidatura, no seguimento de um despacho do Secretário de Estado do Ambiente.
O montante total do fundo a disponibilizar para o financiamento das intervenções referidas é de 347.331,63€, materializando-se assim a capacidade de execução das intervenções necessárias, dado que esse é o valor estimado para as obras a executar.
Essas intervenções visam tapar os rombos das margens do Rio Vouga, abertos no Inverno de 2012/2013 e que o Inverno de 2013/2014 agravou, com materiais e opções técnicas de qualidade para garantir a estabilização das zonas a intervencionar. No âmbito da parceria entre a CI Região de Aveiro e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a APA executou os projetos e apoiou a elaboração da candidatura apresentada pela CI Região de Aveiro.
Na reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal, realizada no dia 16 de julho, foi aprovada a Revisão ao Orçamento da CI Região de Aveiro, assegurando as condições financeiras e orçamentais para a abertura dos procedimentos concursais.
A abertura dos procedimentos de concurso para as empreitadas será deliberada na próxima reunião do Conselho Intermunicipal da CI Região de Aveiro, que terá lugar no dia 21 de julho, no Município da Murtosa.
Este importante passo para a Região de Aveiro resulta do acordo celebrado entre CI Região de Aveiro e a APA, no passado mês de maio, no qual foram estabelecidas as linhas de cooperação entre as duas entidades, visando a promoção da gestão integrada da Ria de Aveiro e do Baixo Vouga Lagunar, a sua qualificação e valorização, e criando uma comissão de acompanhamento para a sua gestão.