- Início
- Comunicação
- Notícias
- NOVO CRONOGRAMA DA OBRA DA AVENIDA
NOVO CRONOGRAMA DA OBRA DA AVENIDA
área de conteúdos (não partilhada)A obra de requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho está em desenvolvimento desde o final de agosto de 2020, registando um bom exercício de execução e compatibilização com a vida da Avenida, reiterando por esta via o contributo e a compreensão de todos.
Na primeira semana de fevereiro de 2021 vamos iniciar a Fase 2 da obra, na metade da Avenida do lado direito de quem a sobe (sentido “Pontes” – Estação da CP). Num primeiro momento até ao cruzamento do Antigo Cinema Avenida, e num segundo momento, logo que se inicie a circulação do trânsito automóvel da Avenida-Praça, até ao cruzamento com a Rua Dr. Alberto Souto.
Vão continuar em fase final de execução as Fases 1 (Avenida-Praça entre a Antiga Capitania e o Antigo Banco de Portugal) e a Fase 8 (junto à Estação da CP), perspetivando-se a sua finalização no início do mês de março de 2021.
Em relação ao planeamento inicial, a obra leva um tempo de execução de mais quase três meses, tendo essa situação sido determinada por condicionantes provocadas pela Pandemia do Covid-19, condições climatéricas adversas em dezembro 2020 e janeiro de 2021 e algumas dificuldades ao nível da mão-de-obra e do fornecimento regular de alguns materiais, sendo essas justificações devida e legalmente aceitáveis. Embora na situação que todos vivemos sejam mais imprevisíveis os impactos negativos da Pandemia sobre o desenvolvimento da obra, perspetivamos neste momento que a sua conclusão deve acontecer em fevereiro de 2022, tendo que reiterar a referência à necessidade de ajustamentos futuros que tenhamos de assumir pela dinâmica da obra e da Pandemia.
Fase 2 em detalhe
Nesta segunda Fase 2 que estamos a iniciar vamos transplantar as 17 árvores existentes, para o Parque Aventura e para o Parque da Cidade / Parque dos Amores, e implementar alterações à circulação rodoviária, o que será devidamente sinalizado. Cuidaremos também de ter o transplante de todas as árvores da Avenida com essa definição, concretizado em fevereiro e março 2021, dado ser a época do ano mais propicia para que tenhamos sucesso na vida das árvores no local para onde vão ser plantadas.
Neste mês de fevereiro 2021 fica terminada a recolocação do “Monumento aos Mortos da Grande Guerra / Soldado Desconhecido”, numa operação delicada e que tem decorrido muito bem.
Duas informações adicionais que entendemos relevantes:
1. A publicação da coleção de fotos da Avenida no Jornal de Notícias vai continuar, com uma em cada um dos primeiros domingos de fevereiro a dezembro 2021 (a primeira foi publicada em janeiro), numa ação de marketing paga pela Câmara Municipal de Aveiro;
2. A Exposição sobre a História e o Futuro da Avenida, já apresentada em setembro 2020 no edifício da Antiga Capitania, vai ser novamente apresentada no renovado edifício da Antiga Estação da CP, a partir do dia da sua inauguração, assim como lançaremos a sua edição em livro.