- Início
- Comunicação
- Notícias
- Criada Plataforma de Integração de Catálogos e utentes das 11 Bibliotecas da Região de Aveiro
Criada Plataforma de Integração de Catálogos e utentes das 11 Bibliotecas da Região de Aveiro
área de conteúdos (não partilhada)O conjunto de 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal possuem uma longa tradição de trabalho conjunto, na busca das melhores soluções para o desempenho individual e coletivo, que promova o desenvolvimento e identidade da região.
No âmbito da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA foi identificado como estratégico, para o processo de promoção da leitura e fruição alargada desses equipamentos, a disponibilização aos seus utentes de um acesso único aos conteúdos existentes nas diferentes bibliotecas da região, bem como a facilitação do registo de utentes.
A plataforma para a gestão integrada das bibliotecas municipais e escolares visa aumentar a eficácia dos processos de registo de utilizadores e a consulta dos catálogos de conteúdos disponibilizados por todas, reduzindo o tempo média de pesquisa e possibilitando o acesso a número mais elevado de recursos, facilitando, em simultâneo, a gestão dos processos de partilha e empréstimos, entre bibliotecas, que atualmente ocorrem.
Criado catálogo coletivo intermunicipal
No sentido de agilizar e simplificar e constituição de catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro, foi constituída uma base única bibliográfica.
Permite disponibilizar portal de pesquisa dos diferentes conteúdos das diferentes bibliotecas, com a integração de dados dos 11 sistemas no comum catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro.
Gestão integrada de utilizadores
De modo a facilitar novas inscrições e a uniformizar essa informação, foi criada base única de registo de utente.
Através de formulário próprio da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA, o interessado faz a sua pré-inscrição em linha. No sentido de cruzamento de informação sobre a utilização local de cada utente e uniformização de condições de acesso, a base central disponibiliza mecanismos de gestão e atualização do estado de validade do utente na rede.
O projeto foi desenvolvido no âmbito da operação Região de Aveiro Digital e foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Centro 2020. O seu desenvolvimento foi contratado à empresa WECUL - Sistemas de Informação pelo valor de 47.970,00€ e decorreu entre 10 de abril de 2019 e 30 de setembro de 2020, estando disponível na internet através do endereço http://bibliotecas.regiaodeaveiro.pt .
Criada Plataforma de Integração de Catálogos e utentes das 11 Bibliotecas
A partir do mês de abril está disponível um catálogo coletivo conjunto das onze bibliotecas municipais da Região de Aveiro, bem como a constituição de uma base única de registo de utilizadores.
Após o preenchimento de um formulário próprio, e sua submissão por uma das onze bibliotecas, o utente fica habilitado à requisição em toda a rede.
Através desta nova plataforma digital, poderão ter acesso a todos os documentos (cerca de 470.000) existentes nas bibliotecas municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Criada no âmbito do RAD - Região de Aveiro Digital, trata-se de uma ferramenta de disponibilização de serviços de valor acrescentado aos utentes e de eficiência de gestão municipal e intermunicipal.