- Início
- Comunicação
- Notícias
- QUALIFICAÇÃO URBANA DA “ILHA DO CANASTRO”
QUALIFICAÇÃO URBANA DA “ILHA DO CANASTRO”
área de conteúdos (não partilhada)Está aberto o concurso público para a qualificação urbana da Rua do Carramona e da Rua da Ilha do Canastro, na zona de Sá-Barrocas, pelo valor base de 271.499,82€.
De acordo com o projeto a área em questão apresenta um défice de espaços públicos com função complementar à habitacional. Neste sentido a empreitada vai qualificar o sistema viário e pedonal em toda a sua extensão, com a criação de baias de estacionamento, a construção de novos passeios e a valorização do espaço urbano com a componente arbórea.
Serão privilegiados os modos suaves de transporte, estabelecendo a ligação aos percursos existentes, com a criação de condições de circulação pedonal e de bicicletas, reduzindo significativamente a presença do automóvel e do ambiente rodoviário, reservando o acesso a viaturas de moradores e de cargas e descargas, resolvendo assim um velho problema, criando os acessos às traseiras e às garagens dos prédios.
No âmbito da obra serão qualificadas, de acordo com as necessidades, as redes de infraestruturas, nomeadamente a rede de águas pluviais, de incêndios e de iluminação pública. Na zona onde se apresentava o edifício da “Ilha do Canastro” será ampliado o parque de estacionamento provisório.
Acordo de cooperação entre a CMA e a Paróquia da Vera Cruz permite obra
Esta intervenção só se tornou possível depois do acordo de cooperação e a assinatura de um Contrato de Comodato entre a CMA e a Paróquia da Vera Cruz, no último ano (agosto 2020), que permitiu a demolição dos passivos urbanos existentes nesta zona, dos quais se evidenciava, pela falta de condições de habitabilidade, a “Ilha do Canastro”. A demolição do edifício da “Ilha do Canastro” foi também uma ação prioritária de Ação Social com o apoio às nove famílias que ali residiam e que foram realojadas no Bairro de Santiago em apartamentos renovados, em regime de renda apoiada.