-
Início
-
Comunicação
-
Eventos
- Resultados do projeto europeu Onboard apresentados dia 19 de setembro em Matosinhos
Resultados do projeto europeu Onboard apresentados dia 19 de setembro em Matosinhos
área de conteúdos (não partilhada)
O evento final do Projeto Europeu Onboard - Desenvolvimento de perfis técnicos e currículos de formação para o setor de Portos e Logística, cofinanciado pelo programa Erasmus+, em que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro é parceira, terá lugar no dia 19 de setembro, entre as 09h00 e as 13h00, no Centro de Formação da APDL, em Matosinhos.
A iniciativa será dedicada à apresentação dos resultados do Projeto e promoverá o debate em torno das tendências e necessidades do setor de Portos e Logística em matéria de competências e formação. Serão igualmente discutidas questões relacionadas com a colaboração entre as empresas do setor e o sistema de aprendizagem.
A participação é livre, mediante inscrição. O programa e o formulário de registo encontram-se disponíveis em http://onboard-project.eu/final-conference/.
Recorde-se que o Projeto Onboard reúne parceiros de Portugal, Reino Unido e Irlanda, num total de seis entidades - INOVA+, Fórum Oceano, ISCIA, CIRA, Marine South East (UK) e Halpin Centre (IE) - tendo como objetivo conceber, implementar e validar um modelo de aprendizagem em regime de alternância para o setor de Portos e Logística, apoiando o desenvolvimento de novos perfis e currículos de ensino e formação profissional e promovendo uma cooperação mais eficiente entre empresas e entidades formadoras no setor marítimo.
Desde o seu arranque em outubro de 2017, o consórcio do projeto publicou dois perfis funcionais e currículos de formação para o setor de Portos e Logística, tendo implementado um conjunto de workshops, que permitiram a sua validação por representantes e profissionais do setor (os perfis e currículos de formação podem ser consultados aqui). Após a fase de validação, a parceria promoveu a realização de uma formação de profissionais-chave do sistema de aprendizagem, para dar a conhecer os produtos desenvolvidos no âmbito do Projeto e incentivar a reflexão crítica sobre os mesmos.
O Projeto Onboard foi ainda reconhecido pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia (EACEA) como uma boa prática, em dezembro de 2018.
Toda a informação sobre o projeto pode ser consultada em http://onboard-project.eu.
Em caso de dúvida ou para qualquer esclarecimento adicional contactar por favor Andreia Monteiro (INOVA+), através do endereço de email: andreia.monteiro@inova.business
9h00