- Início
- Municípios
- Águeda
- Hora do Planeta: Apague as luzes contra as alterações climáticas
Hora do Planeta: Apague as luzes contra as alterações climáticas
área de conteúdos (não partilhada)Já começou a contagem decrescente para a iniciativa do Fundo Mundial para a Vida Selvagem / World Wildlife Fund (WWF) – Hora do Planeta 2013, uma iniciativa simbólica que pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para diminuir as suas emissões de carbono e criar uma plataforma de apoio à luta contra as alterações climáticas. A Hora do Planeta 2013 acontece no próximo dia 23 de março, entre as 20:30 e as 21:30.
Águeda une-se, pela quinta vez, ao apelo mundial da WWF e apagar...á de novo as suas luzes pela Hora do Planeta 2013. Em Águeda, no dia 23 de março, a partir das 20:30, serão apagadas as luzes exteriores do edifício da Câmara Municipal, que voltarão a ser ligadas apenas no dia 25 de março.
Todos os cidadãos de Águeda podem participar na Hora do Planeta 2013. Basta apagar as luzes no dia 23 de março, entre as 20:30 e as 21:30, e registar o seu apoio em www.wwf.pt ou www.earthhour.org.
A Hora do Planeta é o movimento voluntário de cidadãos com maior expressão a nível mundial, e tem como objetivos alertar para a necessidade de se adotarem políticas válidas contra as alterações climáticas e de se encetarem ações que preservem a biodiversidade mundial.
Desde o seu início, em Sydney (Austrália), em 2007, a Hora do Planeta conseguiu a adesão de inúmeras cidades em vários países de diferentes continentes, atingindo em 2009 números espantosos: 5.252 cidades envolvidas em 135 países e territórios, alcançando 1,8 mil milhões de pessoas em todo o mundo.
Em 2012, 152 países e territórios participaram na Hora, mais de 7000 cidades e localidades juntaram-se à iniciativa e 7 países fizeram o seu desafio IWIYI (Eu faço se tu fizeres). Em Portugal 97 dos municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa, o Convento de Cristo, em Tomar, e em Águeda o edifício da Câmara Municipal.
Além desta medida simbólica, o Município de Águeda dará continuidade à implementação de outras medidas de caráter permanente, e que já tem vindo a desenvolver no âmbito do Pacto de Autarcas, como:
- substituição em diversas ruas e avenidas das luminárias convencionais por luminárias LED, instaladas e programadas para ligarem com base numa aplicação informática que gere as intensidades luminosas e os períodos em que estão com a intensidade máxima ou com menor;
- substituição das luminárias degradadas por outras novas com balastros mais eficientes e progressiva substituição das lâmpadas dos semáforos por LED’s;
- desenvolvimento do Projeto SIGLuzEE - uma aplicação informática para suporte à gestão da infraestrutura de iluminação pública camarária;
- elaboração de um Plano Diretor Municipal de Iluminação Exterior de Águeda;
- disponibilização do edifício Paços do Concelho para ensaios, testes de gestão e showroom de soluções de iluminação eficiente em edifícios;
- promoção da partilha de experiências e conhecimento na área através da organização de palestras/seminários, fomentando a apresentação de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações na área da iluminação no Concelho de Águeda;
- criação de um espaço para destaque de práticas e conceitos de iluminação inteligente e iluminação eco-sustentável, refletindo-se em novos serviços, sistemas, produtos e oportunidades de negócio para empresas, entidades e cidadãos.