- Início
- Municípios
- Águeda
- Apresentação do livro "O Rim Artificial. Uma história de afetos" da autoria de Margarida Negrais, Levi Guerra e José Emídio
Apresentação do livro 'O Rim Artificial. Uma história de afetos' da autoria de Margarida Negrais, Levi Guerra e José Emídio
área de conteúdos (não partilhada)A sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre será o local de lançamento do livro O Rim Artificial. Uma história de afetos. O livro é da autoria de Margarida Negrais, Levi Guerra e José Emídio e a cerimónia terá lugar na sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, no dia 4 de novembro, às 15:00.
A apresentação ficará a cargo da Dr.ª Luísa Melo, Dr. Horácio Marçal, e Olavo Sereno, sendo a sessão aberta pelo Dr. Amorim Figueiredo, e encerrada pelo Vice-Presidente da Câmara, Jorge Almeida, que presidirá à sessão.
A cerimónia será ainda participada musicalmente pelo guitarrista Aguedense André Madeira.
O Livro
Consta este livro de um diálogo entre um jovem insuficiente renal crónico, Roque, mantido anos em diálise até receber um transplante, e o Rim artificial, humanizado (a Máquina Rute), personalização da Ciência que o construiu, representando uma das grandes vitórias da Medicina no século passado.
De forma atrativa, o diálogo desenvolve-se com uma expressividade natural, próxima da singeleza da oralidade entre dois amigos, sendo que um deles se apresenta grato ao outro, que lhe salvou a vida.
No diálogo relevam de forma sumária os princípios científicos envolvidos na conceção da Máquina e os longos progressos clínicos conseguidos até hoje.
Procura-se salientar, por fim, a imensa importância do Rim Artificial na Medicina Moderna e o número incalculável de doentes salvos por si, merecendo, por isso, uma reverência especial de toda a gente.