- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Festival LEME desafia comunidade ilhavense para projeto de circo contemporâneo no espaço público
Festival LEME desafia comunidade ilhavense para projeto de circo contemporâneo no espaço público
área de conteúdos (não partilhada)O LEME, festival de circo contemporâneo que acontece em Ílhavo desde 2017, regressa a vários espaços do município, de 5 a 8 de dezembro. O festival, organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, e pela Bússola, organização de desenvolvimento de projetos artísticos, reflete sobre a humanização do espaço público, numa edição em que grande parte da programação conta as histórias pessoais dos seus criadores e dos habitantes do território em que acontece.
Neste sentido, e através do espetáculo “Weaving Windows”, no contexto do projeto europeu BETA CIRCUS, cofinanciado pela União Europeia, o festival chama e desafia a comunidade ilhavense para construir um projeto de arte participativa que se desenvolve ao longo de seis dias com Artur Carvalho e Bruno Estima (WETUMTUM), Melody Nolan e Omer van Soldt [NL/USA] e mentoria de Lali Álvarez Garriga.
A criação vai partir das histórias pessoais dos habitantes da zona que circunda o Planteia, jardim comunitário construído em 2021 na praça da Casa da Cultura de Ílhavo, mas também das histórias da comunidade que queira juntar-se nos seis dias de trabalhos coletivos antes do festival, que acontecem a partir do dia 23 de novembro e até às apresentações, nos dias 7 e 8 de dezembro (17:00 e 15:00), durante o festival.
A ideia é inspirada na experiência dos criadores durante uma visita ao LEME, quando, ao assistir a um espetáculo no Planteia, foram surpreendidos pela presença silenciosa dos residentes nas suas varandas, observando as performances à distância. Este ano, pretendem dar vida a essas varandas, conectando as suas histórias com as do festival. As casas, as vidas e as histórias dos vizinhos vão extravasar para a praça, transformando o espaço e estabelecendo um diálogo entre o espaço público e o espaço privado.
A comunidade residente em torno do espaço é envolvida no processo de construção do espetáculo e da sua narrativa, bem como todos os maiores de 10 anos com ou sem experiência em circo contemporâneo, que farão parte de uma performance de movimento e circo contemporâneo. Os ensaios acontecem nos dias 23, 26, 28 e 30 de novembro e a 3 e 6 de dezembro, no Planteia. Os horários podem ser consultados nas redes sociais do LEME ou do 23 Milhas ou no site 23milhas.pt.
Durante quatro dias, o LEME apresenta mais de 50 sessões de 20 espetáculos, incluindo 11 estreias nacionais e duas estreias absolutas. Os bilhetes para a criação deste ano, “EGO”, de João Pataco, para “Konstrukt”, “Damoclès”, “Glorious Bodies”, “AMPHIBIA MATTER” e “Structures” e para “La Bande à Tyrex”, da companhia com o mesmo nome, já estão disponíveis na bilheteira online da BOL e nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A restante programação é gratuita.
O programa completo está disponível em 23milhas.pt.