- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Festival Cabelos Brancos 2019 vai arrancar com dois dias de programação intensa
Festival Cabelos Brancos 2019 vai arrancar com dois dias de programação intensa
área de conteúdos (não partilhada)Faltam 3 dias para que a Câmara Municipal de Ílhavo dê início à edição de 2019 do Festival Cabelos Brancos.
É já esta sexta-feira que arranca a programação do Festival que integra cerca de 40 iniciativas dirigidas, essencialmente, à comunidade sénior. Durante 15 dias, entre 20 de setembro e 5 de outubro, o centro de Ílhavo (Jardim Henriqueta Maia) e a Gafanha da Nazaré serão palco de vários concertos, oficinas, projetos comunitários, atividades desportivas, mostra de artesanato, instalações e percursos artísticos.
O evento pretende ganhar dimensão e afirmação como uma grande festa dos Maior Idade, contando, por exemplo, com a participação, este ano, de seniores de outros municípios da Região de Aveiro (Águeda, Aveiro e Vagos) e de Coimbra, Lisboa e Porto.
Subordinada à temática do papel da mulher no envelhecimento, a edição de 2019 apresenta duas novidades. Na sexta-feira, às 22h00, no Jardim Henriqueta Maia, o destaque vai para o concerto da Lena d’Água que retoma os palcos e a sua veia musical, aos 60 anos. Na parte final do festival, no dia 2 de outubro, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, será realizado o Seminário sobre “O Envelhecer no feminino”, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e a Associação Nacional de Gerontólogos.
Mas os dois primeiros dias, 20 e 21 de setembro, são ainda marcados por uma programação muito diversificada: as Exposições “Retratos e Mulheres” (pintura), “Maria Ascensão” (fotografia bordada), “As Mulheres de Ílhavo” (percurso artístico itinerante pelo centro urbano), as Instalações “Aldeia das Mulheres de Pés Descalços” (análise estética do conceito de casa e Mulher), “Todos Nós podemos ser Maria Ascensão” (a voz e as memórias da comunidade) ou a “Máscara” e o “Baile de Quimeras” (projetos comunitários de teatro musical e dança).
No dia 21, sábado, às 15h00, no Jardim Henriqueta Maia, a iniciativa “Vai dar Água” vai colocar à prova 22 oradoras que, em 3 minutos e 22 segundos, irão falar sobre a importância do envelhecer, numa conversa, literalmente, arriscada.
Consulte o programa aqui.
Siga a página de facebook do Festival aqui.