- Início
- Municípios
- Ílhavo
- “Maiores pela Janela” mantém inscrições abertas à Comunidade Sénior
“Maiores pela Janela” mantém inscrições abertas à Comunidade Sénior
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo lançou, no mês de junho, o projeto “Maiores pela Janela”, uma programação especial, que decorrerá até outubro, dirigida à Comunidade Sénior do Município e das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI - Lares de Idosos).
A pandemia da COVID-19 transformou o isolamento social numa nova realidade dada a importância da permanência das pessoas idosas em casa pelo facto de os idosos serem considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Direção-Geral da Saúde um dos grupos mais vulneráveis à doença.
Neste sentido, para minimizar os impactos negativos da falta de contacto social e de estímulos, como, por exemplo, a deterioração na saúde mental das pessoas mais velhas, a Câmara Municipal promove uma programação cultural e de atividade física dedicada aos seniores da comunidade e das instituições, repartida por cinco projetos: “Não precisas de estar parado”; “Da janela ouço música”; “Corta, Cose e Mostra”; “Bisões Insulares” e “Rádio-Musical: O meu amor foi par o mar…”.
Todas estas atividades têm inscrições abertas, devendo as mesmas ser formalizadas através do e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt ou do telefone 234 329 636.
Em junho, foi lançada a rubrica intitulada ”Não Precisas de Estar Parado”, através da qual são divulgados cadernos de estimulação, manuais de exercícios físicos e propostas para fazer em casa. Para ver aqui.
Ainda neste mês, os idosos e os colaboradores das ERPI do Município iniciaram as aulas desportivas que permitem diminuir os níveis de ansiedade e de stress.
Entre os dias 20 e 23 de julho estão reservados concertos por músicos locais nas várias Estruturas Residenciais, cumpridas as normas e orientações da DGS, em vigor. A iniciativa “Da janela ouço música” pretende ser uma ode à cultura e à memória.
Outra das iniciativas em curso, “Corta, Cose e Mostra”, procura promover projetos de costura criativa. A cada sénior é entregue um objeto e disponibilizado um “guião de alteração”, através do qual são indicados alguns passos para a sua reformulação, com o objetivo final de refazer a utilização e o design desse objeto. Os produtos serão expostos num futuro espaço sénior dedicado a projetos de investigação e artísticos na área do envelhecimento.
Também já está em curso a rodagem de um filme, pelo artista visual e realizador João Garcia Neto, que pretende retratar a vivência dos seniores do Município de Ílhavo neste tempo de pandemia. “Visões Insulares” é uma exploração poética da solidão e da liberdade que os idosos experimentam - a maneira como cantam, dançam, amam, choram, lembram e sonham, quando sozinhos nas suas casas.
A estreia do filme está agendada para o mês de setembro, percorrendo as quatro Freguesias, com recurso a espaços não convencionais.
Num trabalho conjunto com o Museu Marítimo de Ílhavo, vai ser encenado um rádio-musical orientado pelo artista Jonathan Margarido, tendo como base a adaptação da novela “O meu amor foi para o mar…”, de José Geitoeira, publicado n' O Ilhavense no final da década de 1950. A apresentação deste projeto deverá ocorrer, em outubro, no Museu Marítimo de Ílhavo.
Para além destas cinco áreas, as ERPI são desafiadas a construir uma prova artística, com a orientação de um encenador, promovendo e explorando novas dinâmicas de animação gerontológica para os idosos e técnicos.
Por último, os dias 27 de julho e 7 de setembro, no Jardim Oudinot e na Vista Alegre, respetivamente, haverá emoção, adrenalina e destreza em doses certas. Numa corrida contra o cronómetro, efetuada em scotter elétrica, os Maiores são convidados a percorrer diferentes espaços, através de um mapa e vários enigmas por desvendar.