- Início
- Comunicação
- Notícias
- Museu Marítimo de Ílhavo tem nova farda da autoria de Joel Reigota
Museu Marítimo de Ílhavo tem nova farda da autoria de Joel Reigota
área de conteúdos (não partilhada)A equipa do Museu Marítimo de Ílhavo estreou este mês uma nova farda, com assinatura do estilista ilhavense, Joel Reigota. A nova indumentária do museu inclui um blazer cinza antracite, com forro e detalhes em bordô; uma camisa pérola; um lenço no caso das senhoras e uma gravata para os homens – ambos com uma ilustração alusiva à temática marítima.
Com esta nova farda, a equipa do Museu Marítimo de Ílhavo ganha uma nova imagem, mais digna e mais identificada com a temática do mar, em particular com a pesca do bacalhau.
Para a seleção das cores do blazer e da camisa, Joel Reigota inspirou-se na estética do museu, optando por cores que não sobressaem, para não retirar protagonismo aos elementos do museu.
“As cores têm uma simbologia. As cores escuras, como o preto e o cinza antracite, estão muito associadas ao amor, ao sentimento – algo que relaciono com a dedicação, o amor e o respeito com que as pessoas do município sempre trabalharam na pesca do bacalhau. A escolha da cor pérola para a camisa tem a ver com a luminosidade e com o retorno dessa dedicação à faina”, explica Joel Reigota. Quanto ao bordô, escolhido para o forro dos blazers, o estilista diz ter-se inspirado “no sangue, por vezes, derramado, no sofrimento e sacrifícios” que também advinham da pesca do bacalhau, em benefício de todos.
“O lenço e a gravata são compostos por elementos que estão no museu, que fotografei e que desenhei – a estrela-do-mar, o cavalo-marinho, as cordas, as algas, as ondas e, claro, o elemento fulcral – o bacalhau”, acrescenta o estilista.
O lenço estará à venda na loja do Museu Marítimo de Ílhavo e nas Lojas de Turismo do Município de Ílhavo.
A aposta no novo fardamento vem no seguimento de um conjunto de medidas implementadas no Museu Marítimo de Ílhavo, que inclui a requalificação do Aquário dos Bacalhaus (que reabriu, também, este mês), com o reforço de medidas que garantam uma melhor qualidade de vida animal; o arranjo do lago e jardim interior do museu (atualmente em execução); a aposta em novas linhas de merchandising; e uma maior capacitação do bem receber e atendimento ao público.