- Início
- Municípios
- Águeda
- "Criatividade para gente grande"
'Criatividade para gente grande'
área de conteúdos (não partilhada)
21, 28, novembro 5 e 12 de dezembro | 10h30 - 13H00
#Reaprender . reciclar . partilha . imaginário . jogo . interação . cooperação . criatividade . subjetividade
Problema identificado: Existem demasiadas ideias erradas sobre o jogo e o lúdico para que ele possa naturalmente exercer a sua mais elevada função na sociedade. A primeira é a ideia de que o jogo só serve para entreter e distrair, que é uma atividade só para os mais novos e que não tem utilidade para coisas sérias. Como se isso não bastasse a maior parte das pessoas adquiriu uma cultura baseada na ideia de perfeição e especialização que o envolve num manto de timidez em contextos a que não está habituado e chama confusas a situações que em realidade são somente complexas, só porque lhe fogem do entendimento. E tem dificuldade em aceitar que o não saber também é importante, assim como o errar e esquecer. Em suma não são poucos os preconceitos que afectam a sociedade e a impede de ver que adultos somos também “crianças” ou seja, temos muito a questionar e a aprender, embora pensemos que ser adulto é estar no topo do conhecimento.
A resposta:
Urge munir os novos empreendedores de novas ferramentas para a ludicidade construtiva.
● Insectos Imaginários
Esta é uma oficina de construção sem cola nem parafusos. Através de um jogo de interações insólitas os participantes entram num processo de criação desenfreada num mundo de insectos imaginários. Desenvolvese e afinase o sentido de propriedade individual versos colectiva e potenciase a cooperação e o sentido estético.
● Conversa de chapéus
Aqui está um jogo que promove diálogos grupais e criativos, ao mesmo tempo que permite aos participantes uma monotorização das tendencias do seu pensamento. Nesta atividade cada pessoa descobrese contribuindo simultâneamente para melhorar a forma como participamos e contribuímos para o bem comum.
● Fábrica de Jogos I e II
Oficina para partilha de ferramentas e conceitos para a criação de jogos. Nestas oficina explorase a multi disciplinaridade como forma de fazer migrar ideias de uns projetos para outros. Os participantes chegam ao fim com um protótipo de jogo onde verteram os conteúdos dos seus projetos.