- Início
- Municípios
- Águeda
- Comemoração Dia Internacional dos Museus
Comemoração Dia Internacional dos Museus
área de conteúdos (não partilhada)A comunidade mundial de museus vai comemorar o Dia Internacional dos Museus, em torno do tema “Museus e paisagens culturais”.
“O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, pretende celebrar e dar voz aos museus e ao papel que desempenham na sociedade actual, através da escolha de um tema de reflexão a nível mundial que permita uma discussão alargada e sobre distintos pontos de vista. Este ano esse tema recai na interligação entre museus e paisagens culturais, um tema interessante que certamente será abordado de formas muito diversas pelos museus portugueses.”
A Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro propõe-lhe um dia no Museu com actividades culturais e lúdicas sob o mote Identidades e Origens em Diálogo.
Dia 21 de Maio de 2016 o programa começa pela manhã, às 09:30, com visita guiada pelo Concelho e estende-se pela tarde com exposições, apresentação de livros e concerto musical.
Contamos convosco para que seja inesquecível e salutar este convívio com o Património e a Arte!
Poderá encontrar mais informações em:
Página Oficial da Fundação: http://www.fundacaodionisiopinheiro.pt/
Página Facebook: https://www.facebook.com/fundacaodionisiopinheiro/
Rede Europeia de Museus: http://museums.eu/museum/details/16474/fundao-dionsio-pinheiro-e-alice-cardoso-pinheiro
Página oficial do Dia Internacional dos Museus: http://network.icom.museum/international-museum-day
Artistas Atelier 26: Mestre Alberto Péssimo; Adélia Fernandes; Amália Soares; Ana Vasco; Céu Relvas; Fernando Barros; Gonçalo M.; Gracinda Leite; Gui; Helena Homem de Melo; Isabel Aguiar; Isabel M; José Queiroga; Laura Maria Silva; Licínio Rego; Madalena Pinheiro; Manel; M Figueira; Maria Guia Pimpão; Odília Pereira.
Integrado no Dia Internacional dos Museus a Fundação, numa parceria com a Câmara Municipal de Águeda, promove o Turismo Cultural Local e Comunitário, a partir de um exaustivo levantamento de obras do Escultor Renascentista João de Ruão e/ou da sua Escola Coimbrã, obras de artistas com quem trabalhou, Philipe Hodart e Diogo de Castilho, com visitas guiadas a espaços incríveis de Memória e Culto, inegáveis heranças de um património artístico ímpar, entre eles um Monumento Nacional há mais de um século.
Com esta iniciativa pretende-se valorizar, promover e conservar um património herdado com características únicas e com uma interacção comunitária que urge numa política de sustentabilidade e responsabilidade social.
Segue informação complementar em anexo.