- Início
- Municípios
- Águeda
- Lançamento do livro "Em Chamas" de Artur Sousa
Lançamento do livro 'Em Chamas' de Artur Sousa
área de conteúdos (não partilhada)O escritor Artur Sousa apresenta o mais recente livro no próximo dia 2 de fevereiro, às 18:00, na Caixa de Crédito Agrícola, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Águeda.
Em Chamas é a sexta publicação literária do escritor, que desta vez se inspirou nos homens e mulheres responsáveis pelo combate aos fogos. de salientar que 10% das receitas geradas dos livros reverterá para a corporação dos Bombeiros Voluntários de Águeda.
SINOPSE DO LIVRO (pelo autor)
EM CHAMAS é um retrato dos incêndios ocorridos em Portugal desde 1986 a 2017; começando com o grande incêndio de Castanheira do Vouga, em Águeda, onde morreram treze bombeiros, sendo uma das tragédias mais graves da história portuguesa, envolvendo esses soldados da paz. Mas, nessa noite, houve uma morte misteriosa, que só será desvendada ao fim de 30 anos.
Na aldeia, onde decorre a ação deste romance, os habitantes tentam, a todo o custo, levar uma vida tranquila, mas o terror vivido por eles na madrugada de 13 para 14 de junho de 1986 estará sempre presente, até que, em 2016, o cenário volta-se a repetir: o fogo assola novamente aquela zona…
Entretanto, enquanto não chega esse acontecimento trágico, passam-se por ali coisas muito estranhas, tais como, um pastor, que vira cientista, convence-se de que andam criaturas alienígenas a incendiar as florestas portuguesas e promete provar que a sua teoria não é nenhuma conspiração. Uma arqueóloga abandona o estudo das rochas e sofre uma inesperada metamorfose; como bombeira, dedica a sua vida a apagar as chamas, na esperança de conseguir conquistar o amor não correspondido. A violência doméstica e a pedofilia levam a que um crime perfeito aconteça na floresta, levando o criminoso a convencer-se de que nunca será descoberto…
À medida que a ação decorre, na tasca do Chico “Dornas” - uma espécie de divã informativo do lugar - as pessoas encontram-se para desabafar e ficar informadas dos acontecimentos nacionais e mundiais, vivendo-se tempos de grandes feitos e tragédias, onde a geração à rasca se vê forçada a raspar o fundo ao tacho durante o tempo em que a troica, a austeridade e o “lixo” estiverem em Portugal. Entretanto, quando o povo começa a acreditar que os sacrifícios austeros fazem parte do passado, os incêndios arrasam o norte e o centro, antevendo um futuro incerto para o país e os portugueses...