-
Início
-
Municípios
-
Oliveira do Bairro
- A Mulher e a Diversidade Cultural | Semana da Interculturalidade
A Mulher e a Diversidade Cultural | Semana da Interculturalidade
área de conteúdos (não partilhada)
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro promoveu na passada sexta-feira, 4 de abril, uma mesa-redonda intitulada "Vidas que inspiram: A mulher e a diversidade Cultural".
Lília Ana Águas, que desempenhou durante 7 anos o cargo de Vereadora da Ação Social do Município de Oliveira do Bairro moderou a conversa.
De forma descontraída, mas repleta de emoção, foram partilhadas as histórias de superação de cinco mulheres “guerreiras”.
Portuguesa e cigana, a Marisa é mediadora cultural e formadora. A principal mensagem que quis deixar é a de que os sonhos são possíveis de concretizar, sem perder a sua identidade cultural.
A Maria Rosana e a Marylina vieram da Venezuela. A primeira é advogada especialista em direitos humanos, que veio a Portugal de férias mas que, devido à instabilidade política no seu país e por receio de perseguição política, decidiu não regressar. A segunda veio com intenção de ficar, tendo conseguido validar o seu percurso académico e profissional, como mestre em Psicologia Clínica.
Do continente americano veio também Rubia, uma mulher brasileira, esteticista de profissão, que, durante quatro anos, preparou a vinda para Portugal, após um episódio em que a sua vida e a do seu filho estiveram em risco devido à insegurança que assola o Brasil.
De São Tomé e Príncipe chegou a Mariza, que veio para o nosso país por questões de saúde da sua filha.
Antes do início da mesa-redonda Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, encerrou a exposição “Se Mudares o teu Olhar, Tudo pode Mudar", que teve como propósito a desconstrução de estereótipos relacionados com a mulher cigana.
A mostra, que esteve patente no Edifício dos Paços do Concelho, foi criada pela Ribaltambição - Associação para a Igualdade de Género nas Comunidades Ciganas.
As duas atividades, apresentadas no âmbito do projeto "Uma Casa para (onde) Mudar", promovido pela autarquia oliveirense e cofinanciado pelo CENTRO 2030, foram enquadradas nas comemorações da Semana da Interculturalidade, uma iniciativa da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal.
Os objetivos passaram pela promoção do diálogo aberto sobre a importância da convivência entre diferentes culturas e a construção de uma sociedade mais inclusiva.