- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Payassu - O Verbo do Pai Grande
Payassu - O Verbo do Pai Grande
área de conteúdos (não partilhada)Celebrou-se, no ano de 2008, o quarto centenário do nascimento de um dos maiores cultores da língua portuguesa, o Padre António Vieira. A Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas de Vila do Conde assinalou a efeméride levando à cena Payassu - O Verbo do Pai Grande, uma adaptação do Sermão de Santo António aos Peixes.
A propósito deste título, repleto de exotismo, cumpre-nos tecer algumas considerações visando a sua melhor compreensão: Payassu significa Pai Grande, na língua dos Índios brasileiros que tratavam assim, carinhosamente, o padre que defendeu a sua alforria. A palavra Verbo é semanticamente riquíssima, e todo o seu leque de aceções “cola” perfeitamente ao Padre Vieira, escritor e pregador. Verbo, do latim verbum (palavra), significa palavra ou sucessão de palavras, discurso e, mais modernamente, tom de voz. Verbo exprimia, já no latim, uma ação, um estado, um futuro, apresentando um sistema complexo de formas.
Na teologia cristã, Verbo é o próprio Deus na segunda pessoa da Trindade (o Filho), que vem comunicar com os homens - é a palavra de Deus dirigida aos homens. Vieira evoca Cristo, no seu sermão, e outro comunicador que tanto elogia e a quem chama grande português: Santo António.
Púlpito e palco são sinónimos no que toca à sua função de comunicar com o público. No palco, porém, o comediante não pretende dar lições ao ouvinte, mas tão-somente desvendar e transmitir o maravilhoso texto que é, neste caso, o Sermão de Santo António. O sermão encerra, por definição, um mistério, a desempenhar, como dizia Vieira (Leia-se: a desvendar)! O teatro também.
Vieira é, na literatura portuguesa, o grande mestre da semântica, da sinonímia, da metáfora, da ironia. Deste modo, ele adorna a sua retórica e consegue um desempenho nunca antes, nem depois, igualado. Fernando Pessoa refere a fria perfeição de engenharia sintáctica dos textos de Vieira, e diz que ele é o imperador da língua portuguesa. O Sermão de Santo António aos Peixes glosa, como era de regra na oratória sacra, o conceito predicável, retirado da Bíblia: Vos estis sal terrae (Vós sois o sal da terra).A partir dele, Vieira começa por abordar o tema das heresias que distraem o salgador (o pregador, o missionário) da sua verdadeira missão que é a de salgar a terra. O sal impede a corrupção; os pregadores são, como diz a Bíblia, o sal da terra e têm por dever salgá-la.
➞ Serviço Educativo
➞ 𝗚𝗲́𝗻𝗲𝗿𝗼: Teatro
➞ M / 12 anos | 60m
➞ 3 €
𝗕𝗜𝗟𝗛𝗘𝗧𝗘𝗜𝗥𝗔:
➞ Ticketline aqui
𝗥𝗘𝗚𝗥𝗔𝗦 𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗖𝗘𝗗𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗡𝗢 𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗘𝗦𝗣𝗘𝗧𝗔𝗖𝗨𝗟𝗢:
➞ Durante o espetáculo não é permitido trocar de lugar, nem circular no recinto;
➞ Deverá cumprir as indicações da sinalética, dos avisos sonoros e da equipa de Assistentes de Sala.
𝗥𝗘𝗦𝗘𝗥𝗩𝗔𝗦:
➞ A reserva de bilhetes e o seu levantamento terão de ocorrer até 72 horas antes da data do evento.
➞ As reservas de bilhetes feitas com maior antecedência, são válidas por 7 dias. Caso não sejam levantados nesse período, os bilhetes reservados serão colocados novamente à venda.
𝗖𝗢𝗡𝗧𝗔𝗖𝗧𝗢𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗥𝗘𝗦𝗘𝗥𝗩𝗔𝗦:
Para aquisição de lugares destinados a pessoas de mobilidade reduzida (PMR) em cadeira de rodas e acompanhantes, por favor contactar diretamente a bilheteira do Quartel das Artes, no seguinte horário: terça a sexta das 10h30/12.30 - 13.30/18h30, ou através do número de telefone 234 732 123.
Poderá ainda contactar-nos através do endereço de correio eletrónico: quarteldasartes@cm-olb.pt
Os lugares de acompanhante PMR serão disponibilizados nas 72 horas que antecedem o espetáculo.